Curioso! Stellantis troca nome de novo SUV para evitar briga com governo
SUV compacto elétrico lançamento da Stellantis ganha novo nome para evitar eventuais disputas com o governo italiano.
A Stellantis enfrenta uma situação um tanto inusitada na Itália, o que levou o grupo a alterar o nome de um dos seus lançamentos. A motivação para a substituição veio da pressão e da possibilidade de eventuais processos movidos pelo governo italiano.
Anunciado inicialmente como Milano, o novo SUV compacto da marca de luxo Alfa Romeo agora se chama Junior. O modelo é basicamente um primo “dolce vita” do Peugeot 208 e do Citroën C3 Aircross.
A troca de nome ocorreu após a forte pressão do governo do país, que acusa a Alfa Romeo de cometer uma infração, uma vez que a legislação italiana “estipula que você não pode dar indicações falsas aos consumidores”. A fala é do ministro italiano de empresas manufatureiras, Adolfo Urso, que se refere ao fato de o carro se chamar Milano (Milão, em português) e ser fabricado na Polônia.
Provavelmente, o ministro ficaria chocado ao saber que o Kia Rio não é produzido na Cidade Maravilhosa, mas sim em plantas no México, na Argélia e na Coreia do Sul. Ele também poderia se assustar ao descobrir que o Hyundai Tucson é fabricado em Anápolis (GO), e não em Tucson, nos Estados Unidos.
Na tentativa de evitar muitas brigas e dor de cabeça, a Stellantis resolveu alterar o nome do carro e encerrar o assunto. A troca foi rápida, uma vez que “Junior” já havia sido utilizado em outros modelos compactos e faz parte da história do grupo.
O Alfa Romeo Junior, ex-Milano, é produzido na mesma fábrica do Jeep Avenger e do Lancia Ypsilon e utiliza a mesma plataforma do Peugeot 208 e do Citroën C3 Aircross. Até o momento, o carro terá apenas versões a combustão com motor 1.2 PureTech, sem opção eletrificada.
Caso não é o primeiro
Esta é a segunda vez que a marca de luxo se vê envolvida em uma polêmica relacionada ao nome de um modelo no mercado europeu. Em 2009, a Alfa Romeo tentou batizar o Giulietta de Milano, mas resolveu mudar a nomenclatura sem explicação, após ter elaborado todo o material de divulgação do veículo.
O lançamento ocorreria em uma segunda-feira, mas os jornalistas receberam o comunicado sobre a mudança no fim da sexta-feira anterior, sem maiores detalhes. A montadora disse apenas que lançaria o Milano posteriormente.
Dias depois, a marca anunciou a mudança de nome para Giulietta, situação que pegou de surpresa até mesmo os funcionários da fábrica de Milão. Na época, a insatisfação com as decisões da Fiat, dona da Alfa, gerou muito burburinho nos bastidores.