Custo de manutenção de veículos híbridos é mais alto? Descubra a verdade
Veículos híbridos oferecem eficiência, mas seus custos de manutenção podem surpreender. Entenda os principais fatores envolvidos.
Os carros híbridos prometem maior eficiência e menor consumo de combustível ao combinar a tecnologia de motor a combustão e elétrica. No entanto, além de suas vantagens, como a economia de combustível, essas inovações tecnológicas podem influenciar os custos de manutenção.
Essa dualidade levanta a questão: é mais caro manter um veículo híbrido?
Por possuírem mais componentes, esses modelos tendem a apresentar custos de manutenção mais elevados se comparados aos veículos convencionais.
Essa percepção, no entanto, não é absoluta, pois há compensações em outros aspectos.
Comparativo de manutenção: híbridos vs. convencionais
Fazendo um levantamento de preços de revisões e componentes-chave, como baterias, é possível verificar que as diferenças nem sempre são tão expressivas. Contudo, é essencial entender onde estão os ganhos e as perdas ao levar um híbrido à oficina.
Veja alguns exemplos de comparação entre modelos populares no mercado e suas versões híbridas.
Toyota Corolla Cross
O Toyota Corolla Cross, em sua versão híbrida, apresenta um pacote de seis revisões iniciais superior em R$ 177,60 quando comparado ao modelo a combustão. A limpeza do filtro de ar da bateria é a única diferença na lista de itens básicos.
Por outro lado, a substituição do conjunto de baterias pode custar R$ 18 mil, sem adicionar o valor do serviço. Porém, cabe destacar que a garantia do componente é de oito anos para o híbrido.
| Revisões | Híbrido | Flex |
|---|---|---|
| 1ª revisão | R$ 510,30 | R$ 543,90 |
| 2ª revisão | R$ 996,00 | R$ 1.062,00 |
| 3ª revisão | R$ 870,00 | R$ 765,00 |
| 4ª revisão | R$ 1.425,00 | R$ 1.452,00 |
| 5ª revisão | R$ 774,00 | R$ 753,00 |
| 6ª revisão | R$ 1.182,00 | R$ 1.359,00 |
| Total | R$ 5.757,30 | R$ 5.934,90 |
Jeep Compass
A versão híbrida plug-in 4xe do Jeep Compass requer uma diferença de R$ 808 a mais nas seis primeiras revisões em comparação com a versão Limited T270.
Contudo, as revisões do modelo híbrido cobrem uma distância maior, de 90 mil km.
| Revisões | 4xe | Limited T270 |
|---|---|---|
| 1ª revisão | R$ 762,00 | R$ 819,00 |
| 2ª revisão | R$ 1.241,00 | R$ 928,00 |
| 3ª revisão | R$ 762,00 | R$ 787,00 |
| 4ª revisão | R$ 2.309,00 | R$ 1.446,00 |
| 5ª revisão | R$ 721,00 | R$ 1.526,00 |
| 6ª revisão | R$ 1.447,00 | R$ 928,00 |
| Total | R$ 7.242,00 | R$ 6.434,00 |
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Já o Caoa Chery Tiggo 8, na versão híbrida plug-in, requer um custo adicional de R$ 636 nas seis primeiras revisões.
O pacote de itens apresenta diferenças, incluindo a troca do fluido da direção elétrica e do anel de vedação do componente na versão híbrida.
| Revisão | Híbrido | Pro |
|---|---|---|
| 1ª revisão | R$ 497,44 | R$ 557,23 |
| 2ª revisão | R$ 827,70 | R$ 887,49 |
| 3ª revisão | R$ 569,36 | R$ 672,15 |
| 4ª revisão | R$ 3.232,70 | R$ 887,49 |
| 5ª revisão | R$ 497,44 | R$ 557,23 |
| 6ª revisão | R$ 964,12 | R$ 2.391,29 |
| Total | R$ 6.588,76 | R$ 5.952,88 |
Ford Maverick
A Ford Maverick híbrida apresenta um custo reduzido de R$ 233 nas quatro primeiras revisões em relação ao modelo a combustão. Para substituir a bateria, o custo é de R$ 35 mil.
| Revisões | Híbrida | Combustão |
|---|---|---|
| 1ª revisão (16.000 km) | R$ 1.032,00 | R$ 842,00 |
| 2ª revisão (32.000 km) | R$ 1.422,00 | R$ 1.232,00 |
| 3ª revisão (48.000 km) | R$ 1.444,00 | R$ 2.549,00 |
| 4ª revisão (64.000 km) | R$ 1.938,00 | R$ 1.446,00 |
| Total | R$ 5.836,00 | R$ 6.069,00 |
Ao considerar a aquisição de um veículo híbrido, é crucial ponderar não apenas os custos imediatos de revisão, mas também fatores como vida útil das baterias e a economia de combustível. Veículos como os híbridos plug-in oferecem vantagens em autonomia, podendo se adequar melhor a determinadas necessidades de uso.
Portanto, a escolha do modelo ideal deve ser baseada em uma análise criteriosa das reais necessidades e expectativas de cada condutor.