Custo de manutenção de veículos híbridos é mais alto? Descubra a verdade

Veículos híbridos oferecem eficiência, mas seus custos de manutenção podem surpreender. Entenda os principais fatores envolvidos.

Os carros híbridos prometem maior eficiência e menor consumo de combustível ao combinar a tecnologia de motor a combustão e elétrica. No entanto, além de suas vantagens, como a economia de combustível, essas inovações tecnológicas podem influenciar os custos de manutenção.

Essa dualidade levanta a questão: é mais caro manter um veículo híbrido?

Por possuírem mais componentes, esses modelos tendem a apresentar custos de manutenção mais elevados se comparados aos veículos convencionais.

Essa percepção, no entanto, não é absoluta, pois há compensações em outros aspectos.

Comparativo de manutenção: híbridos vs. convencionais

Fazendo um levantamento de preços de revisões e componentes-chave, como baterias, é possível verificar que as diferenças nem sempre são tão expressivas. Contudo, é essencial entender onde estão os ganhos e as perdas ao levar um híbrido à oficina.

Veja alguns exemplos de comparação entre modelos populares no mercado e suas versões híbridas.

Toyota Corolla Cross

O Toyota Corolla Cross, em sua versão híbrida, apresenta um pacote de seis revisões iniciais superior em R$ 177,60 quando comparado ao modelo a combustão. A limpeza do filtro de ar da bateria é a única diferença na lista de itens básicos.

Por outro lado, a substituição do conjunto de baterias pode custar R$ 18 mil, sem adicionar o valor do serviço. Porém, cabe destacar que a garantia do componente é de oito anos para o híbrido.

Revisões Híbrido Flex
1ª revisão R$ 510,30 R$ 543,90
2ª revisão R$ 996,00 R$ 1.062,00
3ª revisão R$ 870,00 R$ 765,00
4ª revisão R$ 1.425,00 R$ 1.452,00
5ª revisão R$ 774,00 R$ 753,00
6ª revisão R$ 1.182,00 R$ 1.359,00
Total R$ 5.757,30 R$ 5.934,90

Jeep Compass

A versão híbrida plug-in 4xe do Jeep Compass requer uma diferença de R$ 808 a mais nas seis primeiras revisões em comparação com a versão Limited T270.

Contudo, as revisões do modelo híbrido cobrem uma distância maior, de 90 mil km.

Revisões 4xe Limited T270
1ª revisão R$ 762,00 R$ 819,00
2ª revisão R$ 1.241,00 R$ 928,00
3ª revisão R$ 762,00 R$ 787,00
4ª revisão R$ 2.309,00 R$ 1.446,00
5ª revisão R$ 721,00 R$ 1.526,00
6ª revisão R$ 1.447,00 R$ 928,00
Total R$ 7.242,00 R$ 6.434,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Já o Caoa Chery Tiggo 8, na versão híbrida plug-in, requer um custo adicional de R$ 636 nas seis primeiras revisões.

O pacote de itens apresenta diferenças, incluindo a troca do fluido da direção elétrica e do anel de vedação do componente na versão híbrida.

Revisão Híbrido Pro
1ª revisão R$ 497,44 R$ 557,23
2ª revisão R$ 827,70 R$ 887,49
3ª revisão R$ 569,36 R$ 672,15
4ª revisão R$ 3.232,70 R$ 887,49
5ª revisão R$ 497,44 R$ 557,23
6ª revisão R$ 964,12 R$ 2.391,29
Total R$ 6.588,76 R$ 5.952,88

Ford Maverick

A Ford Maverick híbrida apresenta um custo reduzido de R$ 233 nas quatro primeiras revisões em relação ao modelo a combustão. Para substituir a bateria, o custo é de R$ 35 mil.

Revisões Híbrida Combustão
1ª revisão (16.000 km) R$ 1.032,00 R$ 842,00
2ª revisão (32.000 km) R$ 1.422,00 R$ 1.232,00
3ª revisão (48.000 km) R$ 1.444,00 R$ 2.549,00
4ª revisão (64.000 km) R$ 1.938,00 R$ 1.446,00
Total R$ 5.836,00 R$ 6.069,00

Ao considerar a aquisição de um veículo híbrido, é crucial ponderar não apenas os custos imediatos de revisão, mas também fatores como vida útil das baterias e a economia de combustível. Veículos como os híbridos plug-in oferecem vantagens em autonomia, podendo se adequar melhor a determinadas necessidades de uso.

Portanto, a escolha do modelo ideal deve ser baseada em uma análise criteriosa das reais necessidades e expectativas de cada condutor.

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