De carro a caminhão: como conseguir as categorias C, D e E na habilitação?
Para as três categorias superiores da CNH, o motorista precisa no mínimo já ser habilitado na categoria B (carros) ou A (motos).
As categorias C, D ou E da Carteira Nacional de Habilitação são aquelas exigidas para que os motoristas possam dirigir caminhonetes de grande porte, caminhões, vans ou ônibus.
No entanto, para os condutores alcançarem esse nível de habilitação, eles precisam passar por alguns processos diferentes daqueles destinados aos habilitados nas categorias A e B.
Para chegar a ter a carteira C, D ou E, são exigidas algumas questões do motorista, como, por exemplo, já ser habilitado para dirigir carros (B) ou motos (A), ter determinada idade em cada categoria (21 anos), além de ser obrigado a realizar o exame toxicológico. Os motoristas também não podem ter recebido nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Veja quais veículos cada categoria pode dirigir e os detalhes de cada processo
Categoria C
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a categoria C permite ao condutor dirigir veículos de transporte de carga cujo peso bruto total exceda 3,5 toneladas, como caminhões e as caminhonetes Ram 2500 e 3500.
Para ter direito a estar habilitado na Categoria C, o condutor precisa ter no mínimo 21 anos e já estar habilitado em uma categoria inferior (A ou B) há pelo menos um ano.
Categoria D
Já na categoria D, o motorista pode dirigir todos os automóveis das categorias inferiores e também conduzir veículos com capacidade para mais de oito passageiros, como vans escolares.
Para ser habilitado na CNH D, o motorista precisa ter pelo menos 21 anos de idade e um ano na Categoria C ou dois anos na B, podendo assim chegar à Categoria D sem passar pela C.
Categoria E
Na categoria E, os condutores estão autorizados a conduzir todos os veículos das categorias inferiores (vale destacar que, para conduzir motos, eles precisam ser habilitados na Categoria A), além de automóveis com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como carretas, caminhões com reboques, e também veículos de passageiros capazes de transportar mais de oito pessoas, como ônibus e micro-ônibus.
Para ter condições de alcançar a categoria E, o motorista precisa ter pelo menos um ano na Categoria C.