De olho no "Neutro"! 3 cuidados que você deve ter com o câmbio automático
Afinal, qual a hora certa para o motorista utilizar as inúmeras funções desta parte do carro?
É fato! Mais da metade dos emplacamentos de veículos novos no Brasil são de carros com câmbio automático. Diante dessa constatação, é comum surgirem dúvidas em relação a esse tipo de mecanismo: o que pode e o que não pode fazer.
Quando olhamos para o câmbio automático, por padrão, vemos as seguintes opções “D” (drive, do inglês dirigir), “P” (park, que significa estacionar), “R” (reverse, que significa ré) e “N” (neutral, do inglês neutro). Porém, dependendo do modelo, existem funções como “L” (low, que significa marcha reduzida) e “S” (sport, modo esportivo). Mas, afinal, qual é a hora certa para o motorista utilizar estas funções?
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3 cuidados na hora usar o câmbio automático do carro que fazem toda a diferença
Confira a seguir as dicas essenciais que você precisa saber sobre o câmbio automático:
1. Evite rodar na “banguela”
Um dos hábitos prejudiciais para o câmbio automático é andar na “banguela”, na esperança de poupar combustível. Esse hábito, que não faz o carro consumir menos combustível, acaba comprometendo a segurança e ainda traz riscos de danos à transmissão.
Na verdade, colocar o câmbio em neutro faz o carro gastar mais combustível do que se estivesse engrenado. Além disso, colocar o câmbio em “N”, especialmente em uma descida, por exemplo, traz riscos de acidente.
2. Lembre-se de acionar a função “P” ao estacionar
Ao deixar o veículo em uma vaga, deixe o câmbio nesta posição. No entanto, não se esqueça de que essa função precisa ser combinada sempre com o “freio de mão”. Em seguida, acione-o e, então, selecione “P”.
Essa função de freio de estacionamento ajuda a proteger a trava das rodas motrizes contra possíveis danos causados por uma eventual batida de outro veículo enquanto o automóvel está parado na vaga.
3. Utilize o Neutro apenas em caso de emergência
Caso seu veículo seja equipado com câmbio manual, é recomendado colocá-lo em ponto-morto ao parar em semáforo. O intuito é evitar desgaste prematuro da embreagem, que deve ser acionada apenas na troca de marchas e nas arrancadas.
Porém, quando o assunto é carros automáticos, o processo deve ser diferente. A função “N” equivale ao ponto-morto, que serve para situações de manutenção, ou seja, quando é preciso rebocar o carro ou movê-lo com o motor desligado. Assim, as rodas que tracionam o veículo são liberadas.
Dessa forma, não é recomendado colocar o câmbio automático em neutro enquanto espera o sinal abrir. Nesta situação, mantenha a posição “D” e o pé no freio. Isso faz com que o sistema hidráulico seja pressurizado, permitindo arrancadas com mais rapidez.