De perto ou longe: novos radares de trânsito medem infrações até quantos metros?
Equipamentos modernos prometem revolucionar a fiscalização ao detectar não apenas velocidade, mas também outras infrações.
Lançados recentemente, novos radares de trânsito adotam uma tecnologia de ponta capaz de fiscalizar infrações além da velocidade. O sistema, já em funcionamento na maioria das cidades, utiliza o efeito Doppler para garantir uma supervisão eficaz.
A inovação gera curiosidade e dúvidas entre os motoristas, especialmente relacionadas às potencialidades e limitações desses novos dispositivos. Celso Mariano, especialista em trânsito do Portal do Trânsito, esclareceu os detalhes técnicos e práticos da nova tecnologia.
O especialista reforçou a importância da conscientização dos motoristas quanto ao respeito às leis de trânsito e destacou a precisão na detecção de infrações como algo fundamental para um tráfego mais seguro e eficiente.
Funcionamento dos radares com tecnologia Doppler
Radares do tipo doppler (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Os novos radares utilizam o efeito Doppler, que identifica variações na frequência das ondas sonoras emitidas pelos veículos. Essa tecnologia permite medir a velocidade até 50 metros após a passagem pelo dispositivo, superando as limitações dos radares antigos, que só capturavam dados no ponto exato de instalação.
Mariano explica que, ao se aproximar ou afastar de um ponto fixo, o som do veículo muda de frequência. Essa mudança é utilizada para determinar a velocidade precisa dos automóveis, garantindo maior eficiência na fiscalização de infrações.
Além de medir a velocidade, os novos radares detectam diversas irregularidades no trânsito, ampliando o leque de infrações observáveis. Conheça algumas infrações detectadas:
- Velocidade acima do permitido.
- Conversões irregulares.
- Mudanças de faixa não autorizadas.
- Parada sobre a faixa de pedestres.
- Passagem sob sinal vermelho.
- Uso de celular pelo condutor.
Regulamentação e aplicação nas cidades
A abrangência dos radares com efeito Doppler depende de fatores como a regulagem do equipamento e a topografia local. Em Curitiba, por exemplo, a área de leitura varia entre 10 e 20 metros após o radar, conforme informado por Celso Mariano.
Apesar das inúmeras capacidades dos novos equipamentos, a aplicação ainda ocorre de forma centralizada em muitos locais, como Curitiba, onde a fiscalização se mantém em um único ponto. Essa prática é semelhante à adotada com a tecnologia anterior.
O avanço tecnológico nos radares de trânsito representa um passo significativo para melhorar a segurança e a fiscalização. No entanto, o respeito às leis de trânsito continua essencial para evitar multas e garantir uma convivência harmônica nas vias.