Deixando sonhar? Volkswagen queridinho dos brasileiros pode voltar ao Brasil

Descontinuado em 2020, modelo deve retornar em versão menos esportiva e mais potente.

Um dos carros mais famosos e queridos da Volkswagen é o Golf, modelo lançado em 1974 que rapidamente conquistou uma legião de fãs. Para a tristeza desse público, o projeto que combina desempenho dinâmico e acabamento refinado deixou o país cerca de três décadas depois, em 2020.

A saída das lojas da marca no Brasil foi uma surpresa para muitos e resultado de fatores como a crescente preferência por SUVs (vide T-Cross), além dos custos de produção elevados e da complexidade tecnológica do Golf. Desde então, muitos aguardam o retorno desse VW ao mercado nacional em uma nova geração.

A montadora nunca confirmou oficialmente a importação em alguma configuração esportiva para satisfazer o nicho mais caro, mas esse retorno pode estar prestes a acontecer.

Volkswagen Golf vai mesmo voltar ao Brasil?

Ainda não há confirmação de que a oitava geração do hatch será vendida no Brasil, embora algumas pistas aumentem as esperanças. Uma delas é o comentário feito em fevereiro pelo presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, que disse que essa possibilidade é discutida nos bastidores da fabricante.

Outro sinal foi o flagra de um exemplar da nova geração do Golf GTI no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, pelo perfil de Instagram @exoticsbrazil. Veja a publicação:

Foto: Reprodução/Instagram

Os carros importados de forma independente não possuem placas de demonstração com seu nome, como no caso do produto acima. Essa característica, comumente adotada pelas próprias montadoras, é mais um indicativo do relançamento do modelo por aqui.

Se as expectativas forem confirmadas, a estreia deverá ocorrer na primeira quinzena de setembro, antes do Rock in Rio 2024, patrocinado pela Volkswagen.

O VW Golf GTI é uma versão menos esportiva, porém tão potente quanto o Golf R. Ele está equipado com um motor 2.0 TSI turbo de 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque, que lhe permite atingir os 100 km/h em apenas 5,9 segundos. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Na Europa, a chamada geração 8,5 do modelo foi atualizada e ganhou nova dianteira, novos faróis de LED e logotipo da VW iluminado, além de rodas de liga leve de 17 polegadas e dupla saída de escape. Também houve melhorias no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e na central multimídia, que incorporou assistente de voz com ChatGPT.

você pode gostar também