Deixar o câmbio automático no ‘P’ sem usar freio de mão prejudica o carro?

Aprenda a maneira correta de usar a posição ‘P’ da caixa automática sem detonar seu veículo.

O motorista brasileiro, especialmente aqueles que não estão acostumados com os carros de luxo, começou a se familiarizar com o câmbio automático não faz muito tempo. É por isso que dúvidas aparentemente simples sobre o sistema ainda são bastante comuns no Brasil.

O uso do freio de estacionamento, também conhecido como freio de mão, é bastante raro entre os condutores dos Estados Unidos. A população do país parece nem lembrar que a peça existe, e por isso a maioria apenas coloca o câmbio na posição “P” (parking) quando precisa parar.

Esse hábito de esquecer o freio de mão durante as paradas mais longas, sobretudo em áreas inclinadas, é um erro que pode custar caro (literalmente).

Como estacionar um carro automático com segurança?

Foto: Shutterstock

Sim, o motorista deve usar a opção P do câmbio automático quando precisa estacionar, já que ela aciona uma trava que bloqueia a transmissão e impede que as rodas se movam. No entanto, esse mecanismo não é projetado para suportar o peso do carro.

Isso significa que a função parking (“estacionar”, em português) não deve ser usada sem a ajuda do freio de estacionamento, verdadeiro responsável pela imobilização do automóvel.

Ao usar apenas o P, o condutor corre o risco de aumentar o desgaste na trava do câmbio, o que pode resultar na troca prematura de uma peça que custa caro.

Portanto, para não danificar a transmissão do veículo, o ideal é usar o freio de estacionamento junto com a posição P, especialmente em aclives.

Cabe lembrar que o freio de estacionamento elétrico ou eletrônico, presente em modelos mais modernos, consegue minimizar os problemas para os proprietários que se esquecem de ativar o componente físico. Eles são acionados automaticamente após o desligamento do carro.

Instruções para estacionar um carro automático

Confira o passo a passo para estacionar o seu veículo com câmbio automático com mais segurança e sem danificar a transmissão:

  1. Após a parada, acione o freio de estacionamento para distribuir o peso do veículo adequadamente;
  2. Em seguida, coloque a alavanca na posição P;
  3. Confira se o carro está completamente parado;
  4. Libere o pedal do freio e desligue o motor.
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