Descontos de até 52%: pedágios ficarão mais baratos a partir de quando?

Reduções nas tarifas de pedágios em rodovias deste estado prometem impacto significativo para motoristas e empresas.

Os motoristas que trafegam pelas rodovias de São Paulo terão boas notícias a partir de 2025: descontos expressivos nas tarifas de pedágios, com reduções que podem chegar a 52% em algumas praças. A ideia do governo estadual é introduzir novas tecnologias e cobrar tarifas mais acessíveis para a população.

Essas mudanças fazem parte do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), que inclui a renovação das concessões rodoviárias e a entrada de novas operadoras para substituir contratos antigos, como o da ViaOeste.

Novos preços para o pedágio

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As novas concessões que começam a valer em abril de 2025 prometem uma redução média de tarifas entre 22% e 28%, com destaque para algumas praças que terão cortes de até 52,4%. Isso representa uma grande economia para os motoristas que trafegam nas estradas do estado, especialmente nas regiões metropolitanas e no interior.

Um exemplo significativo é o trecho entre Araçoiaba da Serra e Sorocaba, onde o valor atual do pedágio de R$ 5,30 será reduzido para R$ 2,68, uma economia de quase 50%. Reduções semelhantes serão vistas em diversos trechos administrados pelas novas concessionárias.

As principais rodovias a serem beneficiadas incluem algumas das mais movimentadas do estado, como Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280), Trecho Barueri-São Paulo e Rota Sorocabana.

Inovação com o sistema free flow

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Além dos descontos, o governo planeja implementar o sistema free flow nas novas concessões, uma tecnologia de cobrança proporcional que permite que o motorista pague de acordo com a distância percorrida, sem precisar parar em praças de pedágio.

Com isso, quem utiliza pequenos trechos das rodovias, principalmente em áreas urbanas, pagará menos do que quem percorre longas distâncias.

Com a redistribuição das tarifas, o governo também planeja a instalação de novas praças de pedágio em regiões mais próximas da capital. A justificativa para isso é garantir que todos os motoristas paguem uma tarifa proporcional ao uso das rodovias, equilibrando o custo entre quem percorre grandes e pequenos trechos.

Embora o projeto traga muitos benefícios, o aumento no número de praças de pedágio continuará sendo um ponto de discussão. Alguns motoristas podem se sentir prejudicados pelas novas cobranças, mas o governo estadual acredita que a redistribuição e a modernização do sistema rodoviário vão gerar mais eficiência e justiça a longo prazo.

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