Descubra por que as ruas nos EUA são de cimento e, no Brasil, asfalto

Pavimentação das vias é uma das grandes curiosidades dos brasileiros que conhecem os Estados Unidos.

Quem já viajou para os Estados Unidos ou assiste a muitos filmes estrangeiros sabe que muitas ruas e avenidas do país são pavimentadas com cimento. Essa característica curiosa diferencia o padrão norte-americano do brasileiro, já que o material escolhido para pavimentar nossas vias é sempre o asfalto.

As vias do Brasil eram feitas com terra, areia e cascalho ou pedras antes da criação da pavimentação moderna. Porém, essa combinação de materiais criava uma superfície cheia de imperfeições, que dificultava o tráfego e deixava o local mais sujeito à ação de chuvas e erosões.

A primeira pavimentação em uma rodovia brasileira ocorreu em 1928, na Estrada União e Indústria, que conecta Petrópolis a Juiz de Fora. Desde então, a nova fórmula é considerada imprescindível para garantir a durabilidade das estradas, além do conforto e segurança dos que passam por ela.

O que é melhor: asfalto ou concreto?

Foto: Irene Miller/Shutterstock

A predominância do asfalto nas estradas do nosso país é resultado de diversas avaliações econômicas e técnicas. Existem dois tipos principais de pavimentação, rígida e flexível, cada uma com vantagens e desvantagens diferentes da outra.

O pavimento rígido feito com concreto (cimento, água, areia e brita) é menos flexível, mas suporta melhor tensões, cargas pesadas e variações climáticas ou de temperatura. Ele pode durar até 30 anos se bem mantido e requer menos manutenção, além de oferecer melhor resistência e maior aderência aos pneus.

Por outro lado, o investimento no concreto é cerca de 30% maior do que no asfalto, e a aplicação do produto é mais demorada. Outra desvantagem é o maior ruído e vibração em comparação com a alternativa.

Já o flexível (asfalto), feito a partir da mistura de areia, brita e betume (massa asfáltica obtida do petróleo), é vantajoso porque pode ser aplicado rapidamente e tem um custo de aplicação mais baixo que o do concreto. Além disso, é de fácil reparo e oferece uma superfície mais uniforme, sem tantas imperfeições.

Em relação às desvantagens, o asfalto se desgasta mais rapidamente, requer mais manutenção e está mais sujeito às variações térmicas (pode amolecer no calor e endurecer no frio, por exemplo). Seu impacto ambiental também é mais negativo, considerando a utilização de petróleo em sua composição.

Por que usamos asfalto no Brasil?

Colocando todos esses pontos na balança, podemos nos perguntar: por que utilizamos asfalto no Brasil? A escolha é baseada em custo e disponibilidade de materiais, além de fatores como clima, solo e tipo de tráfego.

O asfalto normalmente é escolhido por ser de fácil instalação e ter um custo inicial baixo, além de ser adaptável às condições climáticas brasileiras. Porém, em vias de tráfego mais pesado, é comum a utilização de concreto devido à sua durabilidade e resistência.

A Rodovia Anchieta é um exemplo de estrada pavimentada com concreto, assim como a Rodovia dos Imigrantes e o Rodoanel Mário Covas. O material também é usado com frequência nas pistas de aeroportos para suportar o peso dos aviões comerciais.

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