Descubra quem pode usar a CNH Digital como documento de identificação

Versão digital da habilitação dos brasileiros está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O uso de documentos físicos está se tornando cada vez mais obsoleto ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. Hoje, a carteira de identidade e o CPF podem ser apresentados pela internet, e com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é diferente.

O acesso à versão online do documento está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Entretanto, será que ele tem o mesmo valor da CNH física?

A resposta é sim. Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a CNH Digital tem o mesmo valor do modelo físico e pode ser usada pelo condutor em todo o território nacional. Assim, caso ele seja parado numa blitz policial e não esteja portando o documento impresso, bastará apresentar a habilitação eletrônica.

Validade como documento de identificação

Da mesma forma, a CNH Digital também é válida como documento oficial de identificação dos brasileiros. Desde que sua apresentação seja feita por meio do aplicativo CDT (disponível para Android e iOS) ou pelas ferramentas oficiais dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), ela será aceita normalmente.

Alguns Detrans possuem aplicativos próprios, como o do Paraná, que lançou a plataforma Detran Inteligente. Por outro lado, não são aceitas capturas de tela do celular, os chamados prints, no momento da comprovação.

Para as autoridades do setor, a criação da versão digital do documento é uma grande evolução para o motorista. “Além da praticidade de ter um documento de identificação no celular, o cidadão fica com uma preocupação a menos de precisar tirar uma 2ª via em caso de perda, por exemplo”, diz o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

Emissão da CNH Digital

O aplicativo CDT está disponível para download em aparelhos com sistema operacional Android e iOS. Após baixar a ferramenta, o usuário deve fazer login com uma conta gov.br e clicar em “Habilitação”. Feito isso, é só selecionar a opção “Toque para baixar sua CNH” para ter acesso ao documento.

você pode gostar também