Desvalorização do carro usado pode baratear o IPVA em 2024?
Queda nos preços de veículos usados possivelmente deixará o imposto mais barato para muitos motoristas brasileiros.
A escassez de componentes durante a pandemia elevou os preços dos carros novos e, em consequência, o custo dos usados e seminovos. Como reflexo desse aumento, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) disparou em média 22% entre 2021 e 2022.
Em 2023, a alta média no tributo foi de 10% no Brasil, segundo dados da Zapay, startup de tecnologia e pagamentos de despesas com veículos. A grande notícia para o contribuinte é que a tendência em 2024 é de queda no valor do IPVA.
IPVA mais barato em 2024
O imposto é cobrado com base nos valores indicados na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), considerando a alíquota (percentual) praticada por cada estado. A tabela que serve de referência para o cálculo informa o valor venal dos modelos, enquanto a alíquota costuma variar entre 1% e 4% dessa quantia.
A grande notícia é que o IPVA de 2024 possivelmente será menor que o deste ano porque houve desvalorização nos carros usados. Segundo dados da consultoria KBB Brasil, o preço dos usados caiu cerca de 2% entre agosto e setembro, variando conforme o modelo e o ano de fabricação. Já entre os seminovos (com até três anos de uso), a queda média dos preços foi de 1,95% no mesmo período.
Na hora de calcular o valor do IPVA, o governo usa como base o valor de venda do veículo em setembro do ano anterior. Assim, os motoristas que possuem um automóvel usado ou seminovo podem esperar alguma queda no imposto cobrado no próximo ano.
No entanto, vale pontuar que o percentuais citados são referentes à desvalorização média dos carros, o que significa que nem todos eles necessariamente ficaram mais baratos no período. Alguns modelos, inclusive, podem ter valorizado.