Detergente no limpador de para-brisa? Melhor deixar para as louças! Veja o que colocar
Se usar produto impróprio, poderá gerar problemas para o veículo.
O limpador de para-brisas possui um reservatório de água, que é acionado no momento em que se liga o mecanismo. No entanto, essa água não é infinita e acaba, precisando ser reabastecida.
Mas aí é que vem o problema, pois muita gente não sabe exatamente o que colocar no lugar. Muitas vezes, os proprietários colocam detergente de cozinha diluído na água e acham que isso pode ser bom.
No entanto, o detergente de cozinha é algo totalmente impróprio e não indicado para essa finalidade. Entre outras coisas, ele é próprio para limpar louças e, em contato com o carro, pode danificar a pintura até de forma irreversível.
Limpador de para-brisas pode prejudicar visibilidade
Além dos problemas relatados acima, o detergente no limpador de para-brisas pode prejudicar a visibilidade do motorista. Isso ocorre porque os resíduos do produto podem ficar impregnados no vidro, com manchas brancas, atrapalhando a visão mais adequada.
Então, já se sabe que o limpador de para-brisas não pode ter detergente de cozinha em seu reservatório. No entanto, é possível utilizar outras alternativas para garantir uma melhor funcionalidade do recipiente.
No mercado, existem diversos produtos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. Embora nem sempre sejam exatamente baratos, são a solução ideal para o veículo no dia a dia.
Assim, você terá sempre um vidro limpo e com visibilidade adequada para o motorista. Além disso, garantirá a melhor qualidade da pintura do veículo, que não sofrerá o desgaste causado pelo detergente, repleto de produtos químicos impróprios para essa finalidade.
Água pura no reservatório
Ainda que não queira comprar um produto específico para limpar o para-brisa, poderá apostar em uma solução caseira, desde que não contenha produtos químicos.
Neste caso, uma solução viável é colocar apenas água filtrada no reservatório. Deve-se sempre também evitar a água de torneira, pois contém cloro.
Este produto também pode manchar o vidro e prejudicar a pintura do veículo. Em alguns casos, podemos até misturar água, álcool e o limpador de vidro automotivo.
Com isso, a solução vai render e poderá usar o produto por mais tempo. Entretanto, é necessário misturar em uma vasilha, com maior quantidade de água, um pouco do líquido limpa-vidros e um pouco de álcool, deixando tudo de forma homogênea.
Por fim, quando for lavar o carro e limpar o para-brisa, evite panos que soltem fiapos, pois podem ficar impregnados no vidro. Além disso, se for usar detergente, aposte apenas nos neutros, que não vão estragar o veículo.