Detran desmonta esquema de venda ilegal de placas; 244 chapas são apreendidas
Operação realizada em empresas credenciadas de vistoria e despachante foi descoberta por agentes do órgão de trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) desmontou um esquema de venda de placas veiculares clandestinas na capital do estado. Duas empresas credenciadas de vistoria (ECV), que por lei só podem executar laudos, estão envolvidas na comercialização ilegal dos itens.
A fiscalização apreendeu um total de 244 peças, muitas clandestinas, que nem mesmo haviam sido lançadas no sistema do órgão.
Os agentes também encontraram uma companhia que oferecia serviços de despachante, mas estava credenciada com o ECV, e usava placas de uma terceira empresa. Os estabelecimentos ficam localizados nas zonas sul e leste da cidade paulista.
Detalhes da ação do Detran
Foto: Shutterstock
Na primeira empresa, uma ECV localizada no bairro Ipiranga, a autoridade encontrou 200 placas de uma só vez. Outras 44 chapas clandestinas estavam em outra empresa, localizada na Cidade Patriarca.
As duas companhias serão alvo de um processo administrativo e poderão ser descredenciadas pelo Detran-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). Ao exercer outra atividade senão aquela para a qual foi autorizada, a vistoriadora viola a regra e incorre em conflito de interesse.
Já o terceiro flagrante ocorreu em São Matheus e envolveu uma empresa que já estava suspensa no sistema do Detran-SP. A equipe que atuou no local percebeu que se tratava de um despachante, que poderá ser descredenciado após o processo administrativo.
Cidadão pode denunciar
“É proibida a participação de sócio ou proprietário de pessoa jurídica habilitada para a prestação de serviços de vistoria veicular, que exerça outra atividade empresarial regulamentada pelo Contran ou pelo órgão máximo executivo de trânsito da União”, diz a resolução 941/2022.
Caso encontre uma irregularidade, o cidadão pode denunciar estabelecimentos irregulares de forma anônima pelo Disque Denúncia, no número 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP).
Também é possível fazer uma denúncia pela internet, no portal da SSP-SP.
O Detran-SP recomenda que os cidadãos acessem a lista de estabelecimentos comerciais credenciados no estado para garantir mais segurança à contratação dos serviços.