Detran pega pesado contra fraudes e pode colocar câmeras no uniforme dos instrutores de trânsito

Para evitar fraudes no processo de obtenção da primeira CNH, o projeto prevê a instalação de câmeras nos veículos de autoescola.

A prova prática para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ficar mais segura com a implementação de câmeras nos uniformes dos instrutores de trânsito. A medida, anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), visa coibir fraudes no processo.

O projeto Focus foi criado pela Portaria n° 2.889 e continua em fase de elaboração até julho de 2024. A efetivação do uso de câmeras pelos instrutores de trânsito durante os testes práticos está prevista para o segundo semestre do ano.

Em comunicado, o Detran-SP afirmou que o plano é utilizar o monitoramento audiovisual para otimizar a fiscalização dos exames, bem como assegurar os profissionais do órgão e suas ações. Dessa forma, o órgão pretende solucionar problemas com fraudes, como o pagamento de propina para aprovação nos testes.

A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade. “O Projeto Focus demonstra nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações”, explicou o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, em entrevista ao portal UOL.

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Outros estados brasileiros utilizam câmeras de monitoramento contra fraudes nos exames da CNH, como o Rio Grande do Sul e Mato Grosso. No estado gaúcho, as ações começaram em abril deste ano. Já Mato Grosso utiliza um sistema que também inclui telemetria com GPS instalados nos veículos das autoescolas.

Com as medidas, o órgão de trânsito sul-mato-grossense tenta evitar situações como as de alunos que faltam à prova prática da CNH e obtêm o documento mediante pagamento de propina ao agente. A novidade também evita a aprovação indevida de candidatos que não se saíram bem nos testes.

Cerca de 15 pessoas integram a equipe multidisciplinar responsável por executar e monitorar as atividades do projeto no estado de São Paulo. “Reafirmamos o dever de promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, completou Aggio.

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