Detran permite transferência de documento do carro em 19 segundos

Departamento inicia processo de modernização de serviços e sistema para facilitar os processos e reduzir o tempo gasto pelos usuários.

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) está investindo na modernização dos seus sistemas para otimizar os serviços oferecidos à população do estado. Um dos focos recentes dessa transformação digital é permitir a transferência da documentação de um veículo com mais rapidez, pela internet.

A chamada Transferência Digital de Veículos (TDV) possibilita ao proprietário transferir o carro para outra pessoa física usando apenas o celular, sem precisar ir ao cartório. O tempo médio para realização do processo é de cinco minutos, mas a maioria ocorre em apenas 19 segundos.

Segundo o Detran-SP, a ideia é implantar outras três fases até agosto deste ano para acelerar os processos de compra e venda de carros usados.

Não é só possível, como já fizemos transferências em 19, 20 e 21 segundos. A TDV é um dos produtos que o Detran-SP tem entregado para a sociedade na sua jornada de transformação digital. Neste escopo de transferência de veículos, a transformação digital tem sido muito utilizada pelos cidadãos, afirma Lucas Papais, diretor de atendimento ao cidadão do Detran-SP.

Atualmente, a TVD é possível apenas em transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que possuem o Certificado de Registro do Veículo (CRV-e) emitido a partir de 04/01/2021 no estado de São Paulo.

Como funciona a TVD?

O carro que será transferido pela internet precisa ter o laudo de transferência veicular aprovado. Após a vistoria, o proprietário acessa o sistema usando uma conta gov.br e faz uma intenção de venda para o comprador. Este, por sua vez, deve confirmar o interesse com uma prova de vida.

”Neste momento, a câmera do celular é ligada para tirar uma selfie da pessoa, que é validada em seguida. O processo então retorna para o vendedor, que também faz uma prova de vida. Esta primeira etapa é a comunicação de venda”, detalha Papais.

O próximo passo é o pagamento da taxa de transferência, que pode ser feito via Pix. Após a confirmação, a TDV é concluída automaticamente.

O tempo médio desta transação entre o acionamento, após o pagamento da taxa e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é de cinco minutos, mas temos muitos casos de documentos emitidos em nome do comprador sendo feitos em até 19 segundos. Com isso, estamos tentando baixar este tempo médio de cinco minutos”, completa o diretor do Detran-SP.

você pode gostar também