Detran revoluciona e novidade chega para facilitar a rotina dos motoristas
Detran de São Paulo ampliou as possibilidades de pagamentos de taxas e impostos; Saiba como a ação traz agilidade ao motorista.
A facilidade da transferência instantânea já fez com que o Pix integrasse o dia a dia do brasileiro. Agora, toda essa facilidade chegou aos sistemas do Detran do estado de São Paulo. O órgão liberou a possibilidade de pagamentos via Pix para novas taxas ligadas à instituição. Desta forma, é possível quitar 11 tipos diferentes de débitos a partir da transferência instantânea.
Como novidade, o Detran-SP passou a aceitar quitações via Pix de taxas como a de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como o registro do veículo zero km. Vale lembrar que o órgão já recebia o pagamento instantâneo de débitos como, por exemplo, o IPVA, multas e licenciamento.
O principal objetivo da ação é desburocratizar os serviços públicos que tenham ligação com o trânsito. Todo esse conjunto de mudanças e adequações fazem parte da chamada “transformação digital”.
Via Pix
Para realizar os pagamentos usando o Pix, é necessário acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado e gerar um QR Code. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e realize login;
- Em seguida, selecione o serviço buscado e preencha os campos com as informações solicitadas;
- Clique em “Consultar” e, posteriormente, selecione os débitos que deseja pagar;
- Escolha a opção “Pagar via Pix” – a partir daí, será gerado um QR Code.
- Vá ao aplicativo de seu banco ou instituição financeira e faça a leitura do QR Code;
- Pague a taxa. Em seguida, aparecerá no sistema da Secretaria da Fazenda a indicação de que a taxa foi quitada.
É importante se assegurar de que o pagamento é à Secretaria da Fazenda e Planejamento. Além disso, é preciso gerar o QR Code na hora em que realizará a quitação da taxa, uma vez que ele tem validade de apenas 15 minutos.
Pagamentos atualizados
No momento, 11 tipos de taxas já podem ser pagas via Pix, no entanto, esse número deve aumentar. Isso porque, na terceira fase do programa de transformação digital, haverá a liberação de outros itens. São eles:
- Taxa para realização de exames para CNH;
- Emissão de placa de fabricante;
- Escolha de caracteres alfanuméricos;
- Liberação de veículo apreendido;
- Estadia diária (em pátios).
A ideia da atual gestão é possibilitar todos os serviços possíveis para acesso nos telefones celulares.
Histórico
Na primeira fase de inclusão do Pix pelo Detran-SP, houve a liberação do acerto do IPVA, em outubro. Em seguida, no início de janeiro, a segunda fase do projeto trouxe a liberação de pagamento de multas, taxas de transferência e licenciamento de veículos seminovos ou usados.