Detran usa inteligência artificial para identificar fraudes na CNH
Órgão implemente tecnologia com inteligência artificial para monitorar e coibir fraudes na emissão de CNHs.
Em agosto de 2025, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passou a empregar uma inovadora tecnologia baseada em inteligência artificial (IA). A solução foi desenvolvida pela Valid, integradora de soluções para identificação segura.
A novidade foi incorporada ao sistema de emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) com o intuito de prevenir fraudes durante as provas teóricas e práticas.
A adoção dessa tecnologia tem obtido resultados imediatos. Logo nos primeiros dias de operação, um candidato foi identificado utilizando um celular durante a prova teórica. Essa detecção foi possível graças à análise em tempo real dos padrões de comportamento dos participantes.
A ferramenta da Valid responde por 80% das emissões de documentos civis no Brasil, destacando-se pela capacidade de monitorar cada etapa do exame.
Funcionamento da tecnologia de IA
O diretor-geral adjunto do Detran-DF, Hugo Fernando Figueiredo Santos, revelou que a introdução do sistema teve um efeito inibidor sobre as tentativas de fraude, além de agilizar o processo de emissão das habilitações.
A tecnologia implementada atua em três fases principais. Primeiramente, a identificação biométrica facial é realizada para validar a presença do candidato correto. Durante a prova teórica, câmeras registram movimentos oculares e corporais, permitindo que a IA detecte comportamentos suspeitos.
Na etapa prática, câmeras instaladas nos veículos monitoram o candidato, possibilitando a identificação de irregularidades que são verificadas por examinadores.
Impacto positivo no atendimento
A utilização da IA não apenas melhorou a segurança do processo, mas também trouxe agilidade ao atendimento. Agora, a emissão das CNHs, especialmente a versão digital, pode ser concluída com maior rapidez.
Examinadores e servidores do Detran-DF relataram um aumento na motivação e valorização do trabalho.
Interesse nacional e expansão futura
A eficácia dessa tecnologia está atraindo a atenção de outros estados que desejam implementar soluções semelhantes.
A integração dos módulos de prova, diferente dos processos em outros estados, oferece mais celeridade e segurança, tornando-se um modelo atrativo para outras regiões. Além disso, a tecnologia pode ser expandida para outras áreas do serviço público, segundo o CEO da Valid, Ilson Bressan.
O modelo implementado pelo Detran-DF reforça a segurança no trânsito ao garantir que apenas candidatos qualificados obtenham a CNH e posiciona o Distrito Federal na vanguarda tecnológica. O potencial para replicação do sistema em outras esferas públicas promete benefícios amplos para cidadãos e governos.