Dica de ouro: aprenda a se proteger do bloqueador de sinal usado para roubar veículos

Aparelho que evita o rastreio de veículos roubados ficou conhecido no Brasil como ‘capetinha’. Saiba mais sobre ele.

Os criminosos estão criando estratégias e dispositivos cada vez mais elaborados para furtar e roubar veículos, como o bloqueador de sinal do controle chamado de ‘chapolin’ e os transmissores usados para clonar a chave do carro. A mais nova invenção dessa turma é o ‘jammer’, conhecido no Brasil como ‘capetinha’. Se você ainda não está a par dessa novidade do mal, é bom se atualizar para não ser mais uma vítima.

O jammer é mais um bloqueador de sinal usado pelos bandidos, mas seu foco são os rastreadores instalados nos veículos. Quando acionado, o dispositivo cria um sinal de banda larga que inibe as frequências de celulares, GPS e drones.

Certos aparelhos têm até 16 antenas para abranger o maior número possível de sinais e também são utilizados nos presídios brasileiros para impedir o uso de celulares dentro das dependências, explica Rodrigo Boutti, especialista em segurança pública e diretor de operações da SAT Company.

O capetinha entra em ação durante a fuga para impedir o uso de rastreadores e impossibilitar que as autoridades encontrem o veículo. Com ele, os ladrões impedem que o sinal de GPS emitido pelo rastreador seja captado até a completa desmontagem do veículo.

Os criminosos pensam em tudo. Ao roubar o carro ou moto, acionam um jammer portátil para ocultar sua localização no GPS e dificultar o rastreamento. Ao chegar na oficina clandestina onde o veículo será desmontado, outros jammers instalados no próprio local entram em ação, explica o especialista.

Como evitar o jammer

Boutti explica que uma das maneiras encontradas pelas empresas de rastreadores para reduzir os efeitos dos jammers é a frequência LoRa, que opera em faixas de frequência não licenciadas.

“Geralmente, essas faixas têm menos congestionamento e interferência, o que contribui para uma melhor resistência aos jammers. Isso ocorre porque essa tecnologia usa uma largura de banda relativamente ampla em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fio, tornando-a mais difícil de ser bloqueada pelo jammer”, detalha.

Os dispositivos com a frequência LoRa podem ser alugados por valores a partir de R$ 59, mais o custo de instalação. Alguns aparelhos permitem a localização do veículo pelo GPS do celular e até enviam mensagens ao dono quando o motor é acionado.

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