Dica para motociclistas: se você não vê o retrovisor, o motorista também não te vê
Entenda como estar sempre bem posicionado para que evitar que ocorra acidentes a partir de manobras imprevisíveis no trânsito.
A premissa é simples: no trânsito, o que faz com que seja possível ver quem vem atrás são os espelhos retrovisores. Apesar de serem itens essenciais e obrigatórios, nem sempre o motorista consegue enxergar tudo o que está vindo atrás deles, uma vez que há os chamados pontos cego. Por isso, principalmente os motociclistas precisam saber se posicionar no trânsito, uma vez que tal ação auxilia – e muito – na visibilidade do motorista à frente.
Reflexo no retrovisor
Uma maneira simples de saber se o motorista está vendo a sua movimentação pelo retrovisor é observar o espelho retrovisor. Se você consegue enxergá-lo, o veículo também te percebe. Contudo, ainda assim é preciso ficar atento, uma vez que existem casos em que aparecem apenas a pontinha do retrovisor, o que pode gerar dúvidas sobre a visão do motorista da frente. Portanto, para ter mais segurança de que está sendo visto, posicione-se de forma a enxergar todo o retrovisor do carro à frente.
Posicionamento do motociclista
Além dessa dica de sempre ver com clareza o espelho retrovisor do carro à frente, é importante ter a clareza de que, assim como quanto se está muito longe, estar muito perto pode gerar um ponto cego. E é justamente neste cenário que costumam ocorrer os acidentes de trânsito, seja por uma freada um pouco mais brusca ou uma conversão à esquerda.
Na prática, parar atrás de um carro, estando bem próximo, tira totalmente a visão dos espelhos retrovisores externos. Caso o carro esteja com carga ou objetos que atrapalhem a percepção pelo espelho interno, dificilmente o motorista perceberá a moto logo atrás dele.
Assim, para garantir a segurança de todos, o ideal é que o motociclista se posicione logo atrás do espelho retrovisor ou até mesmo um pouco fora da linha do carro, no corredor. Essa simples ação pode melhorar a visibilidade do motorista do carro, evitando situações que possam colocar em risco a segurança no trânsito.