Dieselgate; Europa pede à VW para compensar todos os seus clientes

A fabricante gastou pelo menos 750 milhões de euros na Alemanha e mais de 30 bilhões de euros em todo o mundo.

Algo novo no caso Dieselgate. Embora muitos recursos tenham sido apresentados na Europa, a Comissão Europeia pede ao fabricante alemão para compensar os clientes prejudicados pelo escândalo de motores adulterados entre 2009 e 2015.

“A posição da empresa não mudou apesar das decisões recentes dos tribunais europeus. Essa é a razão pela qual a Comissão e as autoridades europeias de proteção ao consumidor estão aumentando a pressão, disse a Comissão em um comunicado.”

O comissário europeu Didier Reynders, responsável pela defesa do consumidor, destacou que a “má vontade” do grupo alemão. Ele pediu que a VW “aja com a mesma determinação fora da Alemanha como o faz no seu país de origem”.

Até o momento, a Volkswagen realizou “um acordo com uma grande parte dos consumidores que residiam na Alemanha no momento da compra do seu automóvel.”

Devido a esse fator, a comissão europeia considera que a empresa deve “entrar em contato com os consumidores de todos os Estados-Membros que ainda procuram indenizações e encerrar este capítulo evitando anos de problemas jurídicos”.

30 bilhões de euros

A fabricante gastou pelo menos 750 milhões de euros na Alemanha e mais de 30 bilhões de euros em todo o mundo. Grande parte das indenizações ocorreu nos Estados Unidos. Didier Reynders não deu a estimativa do valor total que a empresa terá de pagar na Europa.

O que é certo é que cerca de 8,5 milhões de veículos a diesel na Europa (de um total de 11 milhões) foram equipados com um software capaz de enganar os controles das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).

 

você pode gostar também