Dirija sem dores: como ajustar o assento do carro para uma viagem confortável
Ajuste correto do assento do carro evita dores e aumenta segurança.
Passar o dia dirigindo ou até mesmo fazer uma longa viagem pode causar muitas dores nas costas e por todo o corpo. Por isso, é fundamental para aqueles que passam muito tempo ao volante estar com o assento regulado de forma correta. Para muitos, isso pode parecer simples, mas é importante para a segurança e também para o conforto do motorista.
Além de proporcionar uma viagem ou realização de rota com maior tranquilidade, estar com o assento bem regulado também força menos os braços do motorista. Assim, ele tem mais agilidade para desviar de buracos, evitar uma batida ou, pior, um atropelamento. Com o banco ajustado, o cinto de segurança também funcionará com maior eficiência, caso seja necessário.
Vale destacar que não existe uma única posição ideal, já que os motoristas não são iguais. Um detalhe importante é que é necessário, ao longo do tempo, a mudança de postura no volante. Com isso, o motorista troca a área de esforço constantemente, dessa forma, não sobrecarrega nenhuma parte do corpo.
Como fazer um ajuste ideal do assento?
Para manter o máximo de conforto e evitar dores futuras, o ajuste tem de ser feito em conjunto. Não apenas o assento precisa ser modificado, mas também outros itens do carro, como a posição do volante, os espelhos, encosto de cabeça e cinto de segurança.
Banco do carro: o banco do carro não pode ficar muito alto para não sobrecarregar a parte de trás dos joelhos. O ideal é que o assento fique a 3 dedos de distância dos nervos e veias, para não comprometer a circulação.
Encosto: ele também é fundamental para a segurança e o conforto. A pessoa precisa ficar totalmente em contato com o encosto, que deve ser inclinado com um ângulo de 100 a 120 graus.
Distância das pernas com os pedais: para ajustar corretamente o assento, o motorista precisa pressionar totalmente os pedais e o joelho deve ficar levemente flexionado.
Volante: caso o carro tenha o ajuste do volante, ele precisa ser posicionado de maneira que o motorista veja todos os instrumentos do veículo sem necessidade de movimentos bruscos. Além disso, o volante não pode tocar as pernas do condutor. O braço deve ficar semiflexionado, aproximadamente a 120 graus.
Retrovisores: ao ajustar o assento, os espelhos também são pontos fundamentais, pois, após o ajuste, a pessoa precisa corrigir os espelhos do carro para diminuírem os pontos cegos.
Encosto de cabeça: ele precisa estar a uma distância de cerca de 3 dedos da cabeça, para que, em caso de acidente, possa absorver o impacto.
Sinto de segurança: equipamento fundamental para a segurança, o cinto de segurança também necessita de ajuste. A faixa superior dele precisa passar pelo meio do ombro, para evitar enforcamento. Ele precisa ficar justo no corpo.