Dispensáveis? 5 equipamentos inúteis de carros com nomes difíceis de falar

Existem cinco equipamentos automotivos comuns que ganharam nomes sofisticados para parecerem mais atraentes. Mas será que valem a pena?

Ao comprar um veículo, muitos consumidores se veem atraídos pela lista de equipamentos que acompanham o carro.

Essa lista, por vezes, traz itens que, embora triviais, recebem nomes pomposos para parecerem mais sofisticados.

Na escolha entre dois automóveis, a presença de equipamentos pode se tornar um fator decisivo, superando até mesmo questões de economia ou desempenho.

Com a proliferação de siglas e termos em inglês, o marketing automotivo transforma características simples em atributos desejáveis.

Essa prática muitas vezes transforma um recurso comum em algo que parece inovador. Vamos explorar cinco equipamentos com nomes que tentam impressionar, mas que, na verdade, escondem funcionalidades bem conhecidas.

5 equipamentos automotivos com nomes sofisticados

1. Rodas de aço High-Vent ou Flexwheel

Foto: Divulgação/Chevrolet

As marcas Chevrolet, Renault e Fiat têm suas variações de rodas de aço com calotas plásticas. A Chevrolet nomeou esse equipamento de High-Vent, enquanto a Renault optou por Flexwheel e a Fiat por Super Spoke. A ideia é parecer que se trata de rodas de liga leve e ventiladas.

2. Ramcharger

Foto: Divulgação/Ram

Originalmente nome de um SUV da Dodge, o Ramcharger foi reutilizado pela Stellantis do Brasil em 2023. Agora, identifica um carregador por indução com ventilação dedicada, presente na lista de equipamentos da Rampage. Nada a ver com veículos grandes ou elétricos.

3. Jeep Healthy Cabin

Foto: Divulgação/Jeep

Em tempos de pandemia, a Jeep trouxe o Healthy Cabin ao Renegade. Trata-se de um filtro de pólen certificado N95, que promete maior proteção contra vírus. No entanto, filtros semelhantes já são oferecidos no mercado paralelo.

4. Sistema Lane Change

Foto: Divulgação/Fiat

Lançado pela Fiat com o modelo Linea, o Sistema Lane Change foi introduzido de forma a aparentar ser um sofisticado alerta de saída de faixa. Contudo, sua função verdadeira é simples: um toque leve na alavanca de seta faz com que ela pisque três vezes.

5. Sistema CAR

Foto: Shutterstock

Presente na maioria dos veículos Renault, o Sistema CAR não é um dispositivo inovador de segurança. Ele apenas trava automaticamente as portas ao atingir 6 km/h, algo já comum em muitos carros há bastante tempo.

Os nomes sofisticados nos catálogos automotivos podem enganar os menos atentos, mas, na maioria das vezes, eles apenas colorem o que já é trivial.

Mesmo sendo uma prática comum, a transparência sobre o que realmente se está adquirindo é sempre importante para o consumidor.

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