Dispositivo "apaga" placa do carro para evitar multas: entenda

Equipamento vendido pela internet escurece a placa do veículo quando acionado, impedindo a identificação dos caracteres.

Esconder ou alterar os caracteres da placa do veículo para evitar multas e outras penalidades é o objetivo de qualquer motorista que gosta de cometer infrações e sair ileso. Para atender a esse público, o que não faltam são invenções mirabolantes criadas por quem usa o cérebro para a finalidade errada.

A novidade do momento nesse mercado infame é a “placa fantasma”, método que consiste em escurecer a chapa do carro para evitar a identificação durante uma fiscalização, como na hora de passar pelo radar de velocidade. O serviço é feito por um objeto retangular de acrílico transparente que fica praticamente imperceptível após instalado sobre a placa original.

O motorista só precisa colar o item na chapa para ter o poder de acionar a função que escurece completamente a cobertura por meio de um controle remoto. Dessa forma, ele impede a visualização dos dados e, consequentemente, a identificação do condutor.

Golpe pode acabar em prisão

Esse novo dispositivo é apenas mais uma forma de burlar a fiscalização de trânsito, assim como o adesivo refletivo, a folha magnética e a “placa 007”. Porém, quem busca esse tipo de produto em sites de comércio eletrônico deve saber que as punições podem ir além da multa.

Segundo Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o uso desses artifícios é uma infração de natureza gravíssima, prevista no Inciso I do Artigo 230 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). A punição é multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo para regularização.

O especialista também lembra que adulterar os sinais identificadores do veículo é uma conduta criminosa. O Art. 311 do Código Penal prevê pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

você pode gostar também