Dor de cabeça! 7 SUVs usados que mais visitam oficinas no Brasil em 2025
Lista de SUVs usados que mais frequentam oficinas em 2025 alerta compradores sobre armadilhas de manutenção no Brasil.
O mercado automotivo brasileiro viveu uma verdadeira explosão no segmento de SUVs na última década. Diversas montadoras passaram a oferecer modelos que prometem mais espaço, segurança e um design imponente. Contudo, após o término da garantia, muitos desses veículos tornaram-se presenças frequentes em oficinas mecânicas.
Levantamentos de mecânicos e registros de consumidores apontam para sete SUVs usados que, em 2025, são campeões de visitas a oficinas no Brasil.
Esses dados servem como alerta para quem busca um seminovo, evitando surpresas desagradáveis com custos de manutenção elevados.
7 SUVs mais problemáticos da atualidade
Quando o assunto é dor de cabeça e visitas ao mecânico, os veículos abaixo sabem bem o que é isso. Confira:
1. Jeep Renegade
Foto: Divulgação/Jeep
O Jeep Renegade, líder em vendas, também lidera em reclamações. Entre os problemas mais comuns, estão falhas no câmbio automático de 9 marchas, consumo elevado nos motores 1.8 flex, e fragilidade na suspensão dianteira.
2. Ford EcoSport
Foto: Divulgação/Ford
Apesar de seu pioneirismo, o EcoSport é conhecido por problemas como o câmbio Powershift, falhas elétricas em modelos antigos, e peças caras. Mesmo com a produção interrompida pela Ford, continua popular, mas exige cautela dos compradores.
3. Renault Duster
Foto: Divulgação/Duster
O Duster oferece espaço e robustez, mas sofre com a durabilidade do câmbio CVT, desgaste acelerado da suspensão traseira e infiltrações. Em frotas de aplicativos, esses problemas são ainda mais evidentes.
4. Nissan Kicks
Foto: Divulgação/Nissan
O Kicks, apesar de confortável, tem o câmbio CVT como principal ponto fraco, além de falhas na bomba de combustível e problemas no acabamento interno. A manutenção cara desanima muitos proprietários.
5. Hyundai ix35
Foto: Divulgação/Hyundai
Com sucesso no passado, o ix35 hoje enfrenta dificuldades como consumo elevado do motor 2.0 flex e peças de reposição caras. Seu câmbio automático também é alvo de críticas devido aos trancos.
6. Chevrolet Tracker (geração anterior)
Foto: Divulgação/Chevrolet
A antiga geração da Tracker, vendida até 2019, é conhecida por problemas no motor 1.4 turbo e câmbio automático. O custo elevado das peças originais é uma preocupação constante para os proprietários.
7. Honda HR-V (geração 2015-2021)
Foto: Divulgação/Honda
Embora a Honda seja sinônimo de confiabilidade, o HR-V desta geração tem dificuldades com o câmbio CVT e o desgaste rápido da suspensão. O consumo urbano acima do esperado também é motivo de queixas.
Consumidores devem se atentar
O volume expressivo de vendas desses modelos contribui para o alto índice de reclamações. Todavia, isso não implica que sejam veículos ruins, mas sim que possuem algumas tendências a defeitos. Manter a manutenção preventiva em dia é vital para minimizar problemas.
Especialistas recomendam verificar o histórico do veículo, checar recalls e considerar uma inspeção em oficina confiável. Assim, é possível evitar que um SUV usado e inicialmente barato se torne uma dor de cabeça financeira no futuro.