Duster pode ganhar irmão maior contra Corolla Cross, Compass e Tiggo

SUV mais vendido do mercado europeu anuncia sua terceira geração com grandes diferenciais em relação ao modelo disponível no Brasil.

A Dacia, subsidiária da montadora Renault, apresentou no fim do ano passado a aguardada terceira geração do Duster, o SUV mais vendido do mercado europeu. A linha 2025 tem grandes diferenciais em relação ao modelo vendido no Brasil, sobretudo nos quesitos tecnologia e conforto.

Fabricado sobre a nova plataforma CMFB do grupo, o utilitário deve ganhar um novo irmão maior para preencher a lacuna da marca e concorrer com Corolla Cross, Jeep Compass e outros carros da Caoa Cherry. A apresentação da nova versão alongada do mini Duster está prevista para este ano, mas ainda não se sabe se chegará por aqui.

Novo Duster 2025

A primeira mudança notável é no visual, inspirado no conceito Bigster, que deixou o automóvel mais moderno e atraente. O design acompanha as linhas do conceito original, com para-choque com entradas de ar funcionais e faróis afilados e interligados pela grade.

Na traseira, o destaque vai para as lanternas em LED com formato de Y e o protetor traseiro na cor cinza. Já nas laterais, as maçanetas traseiras ocultas dão ao modelo um toque de sofisticação para completar o conjunto.

O novo Duster ficou maior, com 21 cm de vão livre do solo, o mesmo espaço da Toyota Hilux. Já a capacidade do porta-malas ganhou quase 30 litros de vantagem em relação à geração anterior, totalizando 472 litros.

No quesito motorização, as opções a diesel deram lugar a um novo conjunto híbrido. Na Europa, o SUV é equipado com um motor 1.6 aspirado de quatro cilindros e dois motores elétricos, gerando potência combinada de 143 cavalos. Outro destaque é que o carro roda quase 80% do tempo somente com os motores elétricos, garantindo mais eficiência.

Irmão mais velho

O Bigster foi apresentado como conceito em 2021 e usado como prévia da nova geração do Duster. A previsão é que a versão final do próximo lançamento será uma opção alongada, mas com proposta mais familiar e refinada. Sua capacidade será de até 7 passageiros, contra 5 do irmão.

Segundo a Dacia, o carro também terá materiais ecológicos na composição, como elementos em plástico reciclado. Conforme mencionado, sua principal diferença em relação ao primeiro está no comprimento e no refinamento interno.

O lançamento do Bigster, que ainda não teve o nome de batismo confirmado, está previsto para o segundo semestre na Europa. Sua chegada aqui no Brasil pelas mãos da Renault ainda não foi confirmada, mas o modelo pode se tornar uma boa opção para a marca.

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