Dúvida cruel: scooter vs. moto – qual escolher pelo mesmo preço? Descubra Agora
Considerando a mesma faixa de preço, apresentamos pontos negativos e positivos a se considerar na hora de escolher entre comprar uma moto ou scooter.
Embora possam ser usadas como sinônimos no cotidiano, enquadrando tudo como “motos”, moto e scooter são diferentes. Isso é perceptível não só na estética.
Afinal, considerando o mesmo preço para as duas categorias de entrada, qual é melhor? Aliás, uma é melhor que a outra?
Scooters x motos
Antes de decidir entre uma moto e uma scooter na mesma faixa de preço, é importante analisar a proposta de cada uma. Isso porque, ainda que existam scooters maiores e que fazem até trilha, ao imaginar os modelos de entrada, elas são mais voltadas para o trânsito urbano. Entenda mais um pouco sobre os prós e contras de cada uma abaixo.
Pequenas e bem econômicas, as scooters ganham em praticidade, especialmente para quem tem dificuldade de pilotar motos, já que nelas a pessoa dirige sentada. Além disso, não exigem esforço para passar marchas – que são automáticas – e ainda dispõem de compartimento embaixo do banco.
Porém, no quesito desempenho, as motos saem na frente. Por serem controladas por câmbio manual, o piloto pode escolher a velocidade do veículo, que não é limitada pelo câmbio automático.
A largura, mais estreita em relação às scooters, aliada ao fato de os pilotos as dirigirem de forma montada, também permite maior agilidade no trânsito, inclusive para passar em meio aos carros e fazer manobras com mais facilidade.
Ciclística
Na hora de dirigir, a diferença é mais sentida no comportamento da cintura para baixo. A moto, por ser conduzida montada, pode ser controlada melhor pelo piloto, enquanto que na scooter, o condutor se limita a guiar o veículo pela inclinação do tronco e pelas mãos.
O conforto também é algo a se levar em conta na compra. Embora as scooters sejam mais macias, por isentarem o condutor de controlar marchas, e tenham os bancos mais largos, em terrenos irregulares elas não se saem tão bem. Isso ocorre porque são baixas e suas rodas e suspensões são curtas e pequenas. Neste sentido, a moto ganha mais um ponto a seu favor.
Manutenção
Também há algumas controvérsias em relação à manutenção. Embora não seja necessário trocar o kit de relação (corrente, coroa e pinhão) em uma scooter, por terem câmbio CVT e não precisarem dessas peças, retirar a carenagem para identificar o que há de errado é um tanto quanto complicado.
Além disso, na moto, como as peças ficam expostas, não há necessidade de remover a carenagem, pois basta abaixar e olhar.