Dúvida no Uber: posso sentar na frente? Desmistificando as regras para passageiros
Apesar de a prática já ter sido comum, muita coisa mudou com a pandemia. Saiba se sentar no banco da frente do carro de aplicativo voltou a ser permitido.
A simples prática de sentar no banco da frente ao solicitar um carro de aplicativo foi suspensa durante a pandemia. O objetivo era minimizar possíveis contágios da Covid-19. Nesse mesmo período, portanto, ficou suspenso o direito de solicitar um carro para quatro passageiros, uma vez que a legislação permite apenas três pessoas no banco traseiro.
De lá para cá, a vida voltou praticamente à sua normalidade. Então, será que já é possível sentar novamente ao lado do motorista durante um trajeto de Uber?
De acordo com a empresa de mobilidade urbana, essa prática voltou a ter permissão. Contudo, a decisão final em levar ou não passageiros no banco da frente é do motorista parceiro.
Recomendação
Diante desse cenário, a Uber recomenda que, em casos de viagens com quatro passageiros, o ideal é combinar previamente com o condutor que aceitou a corrida. O fato é que, mesmo após o abrandamento da pandemia, é comum ver em carros de aplicativo o assento dianteiro rebatido.
Na prática, é uma forma de impedir que o passageiro opte pelo banco da frente do veículo, assim como oferecer mais espaço na parte traseira.
Portanto, caso o uso do banco da frente seja uma exigência do passageiro por uma questão de necessidade, o ideal é comunicar ao motorista pelo próprio aplicativo no momento em que ele aceita a viagem. Para isso, basta entrar no chat da viagem e perguntar ao condutor sobre a possibilidade. Caso ele não esteja de acordo, basta cancelar e aguardar que a viagem seja aceita por outro motorista.
Número de pessoas
A mesma recomendação também tem validade para o limite de pessoas que um motorista pode levar no carro de aplicativo. O condutor pode optar entre levar três pessoas, todas no banco traseiro, ou mesmo quatro, ocupando o banco da frente e completando a capacidade máxima de cinco ocupantes por veículo.