IPVA 2024: 4 dúvidas frequentes que exigem sua atenção imediata!
Todo início do ano, os condutores já sabem que é hora de pagar o imposto sobre veículo.
Com o início do ano, condutores precisam arcar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A taxa, que é calculada a partir da tabela FIPE do veículo, já está disponível. Portanto, é preciso ficar atento ao final da placa de seu carro para verificar a data de vencimento.
Vale lembrar que esse pagamento de imposto é necessário para que a documentação do veículo esteja em dia e não haja problemas para conseguir o licenciamento. No entanto, algumas dúvidas acerca desse processo são recorrentes. Por isso, organizamos as respostas para as quatro principais questionamentos acerca deste processo.
1- Como é feito o cálculo do IPVA
A base de cálculo é feita a partir do valor do veículo na tabela FIPE. A partir disso, cada estado tem uma porcentagem que será aplicada, com uma variação entre 1% e 4%. Em São Paulo, por exemplo, a taxa é de 4% para carros de passeios. Já quando se trata de motos, a porcentagem está na casa dos 2%.
Todos os valores ficam disponíveis no site da Secretaria da Fazenda de cada estado. Para ter acesso, é preciso ter o número do Renavam do veículo.
2- É possível parcelar o IPVA 2024?
Para facilitar o pagamento, todos os estados oferecem a possibilidade de parcelamento. No caso de São Paulo, por exemplo, o pagamento pode ocorrer em até cinco vezes sem juros. Contudo, vale lembrar que o número de parcelas varia a cada estado, portanto, confira as regras do Detran local.
Também há a opção de realizar o pagamento em parcela única. Nesse caso, praticamente todos os estados oferecem desconto, inclusive com pagamento via PIX.
3- O que acontece se não fizer o pagamento do IPVA?
Não pagar o IPVA 2024 implica em algumas consequências como, por exemplo, ter o carro apreendido. Isso pode ocorrer não só pela falta de pagamento do IPVA, como também pela ausência de licenciamento. Caso perca alguma data, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado para solicitar os valores com correção.
4- Em caso de roubo, é necessário pagar o IPVA 2024?
Em caso de roubo, o proprietário precisa arcar com o valor referente ao período que estava com o veículo. Um ponto importante é que, caso o condutor tenha pago a taxa única, é possível pedir o ressarcimento do valor no próximo ano. Entretanto, é preciso apresentar o boletim de ocorrência e seguir o passo a passo no site da Secretaria da Fazenda.