É apaixonado por carros? Listamos as 10 melhores profissões na indústria automotiva
Combinar interesses com carreira pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta.
Juntar interesses pessoais com carreira é uma maneira inteligente de encontrar prazer no trabalho. É por isso que muitos apaixonados por veículos seguem profissões ligadas ao universo automotivo, mesmo que não seja exatamente na indústria.
Se você deseja trocar de profissão ou ainda não escolheu que caminho profissional quer seguir, combinar o amor por carros com a geração de renda é uma boa oportunidade.
A boa notícia é que nem todas as carreiras envolvem necessariamente trabalhar dentro de uma fábrica de veículos, embora esse seja o objetivo de muitos. As oportunidades vão desde o desenvolvimento dos produtos até sua divulgação.
10 profissões para os amantes de carros
Foto: Shutterstock
Ainda não está convencido de que o setor automotivo é o lugar certo para você? Então, confira nossa lista com 10 profissões para quem ama veículos.
1. Mecânico
A primeira profissão é a mais óbvia, ideal para aqueles que gostam de trabalhos manuais e de resolver problemas. Se bem qualificado, as chances de o mecânico conquistar boas oportunidades são ainda maiores.
2. Piloto de testes
Ideal para quem ama dirigir, o trabalho consiste em realizar testes de estrada e pista para verificar o desempenho de veículos novos ou modificados, avaliando sua segurança, conforto e outros aspectos.
3. Engenheiro automotivo
Profissional com formação em engenharia mecânica responsável pelo desenvolvimento e teste de veículos, desde o design até a motorização.
4. Designer de veículos
Focado no design e na funcionalidade de todos os componentes, essa é uma carreira para quem deseja criar o visual externo e interno dos produtos, atuando em conjunto com a equipe de engenheiros.
5. Especialista em restauração de clássicos
Amantes da história automotiva que possuem habilidades manuais e paciência podem atuar na restauração de veículos clássicos. Essa é uma profissão que exige atenção aos detalhes e estudo.
6. Instrutor de direção
Se o seu talento é ensinar, uma boa opção é considerar a carreira de instrutor de direção, baseada no ensino de novas habilidades para todos os tipos de motoristas.
7. Jornalista automotivo
Um pouco mais longe das fábricas e oficinas, o jornalista automotivo produz textos e materiais audiovisuais sobre diversos assuntos, como novos modelos, tendências e dicas.
8. Consultor de seguros
Mais um caminho para ingressar no setor automotivo sem trabalhar na fábrica é ser um consultor de seguros automotivos. Ele é ideal para quem tem boas habilidades de comunicação e está disposto a trabalhar em parceria com as seguradoras.
9. Especialista em vendas
Responsável pelo contato do cliente com o carro dos sonhos, esse trabalhador atua dentro das concessionárias e precisa ter boas habilidades de comunicação e negociação.
10. Técnico em Diagnóstico
O técnico em diagnóstico automotivo é um especialista que identifica problemas em modelos mais dependentes de tecnologia eletrônica. Portanto, é preciso ter conhecimento em sistemas.