E-Fuel: qual será o preço da gasolina sem petróleo no Brasil?

Porsche avança na produção de combustível sustentável com planos promissores para o futuro do mercado.

A Porsche deu um grande passo em direção a um futuro mais sustentável ao inaugurar sua primeira fábrica comercial de e-Fuel no Chile, despertando interesse sobre o impacto desse combustível sintético no Brasil. Mas afinal, quanto vai custar abastecer com essa gasolina sem petróleo no país?

O e-Fuel, ou combustível sintético, é fabricado sem o uso de petróleo, tendo como insumos principais apenas o ar e a água. Para isso, são empregados eletrolisadores que utilizam energia eólica para separar o hidrogênio da água.

O dióxido de carbono (CO₂) é retirado diretamente da atmosfera, filtrado e combinado com o hidrogênio, resultando em metanol sintético, que é posteriormente transformado no produto.

Embora o processo tecnológico seja promissor, os custos ainda são elevados, o que torna o e-Fuel consideravelmente mais caro do que a gasolina convencional.

Atualmente, a fábrica no Chile tem uma capacidade limitada, produzindo 130 mil litros de combustível sintático por ano. Esse projeto inovador, chamado de Haru Oni — em referência ao termo “terra dos ventos” no dialeto local da Patagônia chilena —, promete impulsionar a produção.

Previsão de preço do e-Fuel no Brasil

Foto: Divulgação

Em maio de 2023, a Porsche trouxe o e-Fuel ao Brasil para demonstrar sua eficiência. Durante um evento, a marca importou 600 litros do combustível do Chile e testou modelos icônicos como o Porsche 911 e Cayenne, ambos rodando perfeitamente com o produto.

Segundo os especialistas que participaram da demonstração, o combustível se mostrou tecnicamente viável, sem causar qualquer impacto negativo no desempenho ou na mecânica dos veículos.

Dada a complexidade da produção atual, o preço do e-Fuel é significativamente mais alto que o da gasolina tradicional. As projeções indicam que, se comercializado no Brasil, o valor por litro poderia variar entre R$ 23,26 e R$ 32,08, já considerando os impostos locais.

Entretanto, a Porsche planeja expandir a produção, visando atingir uma capacidade de 55 milhões de litros anuais até 2030, o que poderia reduzir o preço por litro à medida que a produção em escala aumenta.

Com a escalada da produção e o potencial de queda nos preços, o e-Fuel surge como uma opção inovadora e sustentável para quem busca reduzir o impacto ambiental, sem abandonar os motores de combustão. A Porsche lidera essa transformação no setor automotivo, sinalizando um futuro promissor para o mercado de combustíveis globais.

A pergunta que permanece é: o Brasil estará preparado para adotar essa inovação sustentável e abraçar o futuro dos combustíveis?

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