É igual celular? Saiba como verificar estado da bateria de um carro elétrico

Principal componente dos veículos elétricos precisa ser verificado, especialmente na compra de um usado.

Quem pensa em vender ou comprar um carro elétrico usado precisa conferir uma informação muito importante antes da negociação: o estado da bateria. O componente é o mais importante em um veículo como esse, especialmente porque seu preço ainda é muito elevado.

O acompanhamento periódico dessa condição precisa ser uma prioridade do proprietário, sobretudo quando ele deseja prevenir danos e evitar prejuízos no futuro. Descobrir que o estado da bateria está ruim somente no momento da venda pode ser um choque e tanto.

Como verificar a bateria de um carro elétrico?

O processo de avaliação da bateria começa com o conceito de Estado de Saúde (SoH), que indica a capacidade atual do componente em relação à sua condição original de fábrica. Ele serve para determinar a autonomia do veículo com mais facilidade.

O SoH de modelos usados quase sempre está abaixo de 100%, considerando que a bateria passa por um processo natural de perda de capacidade ao longo do tempo e das cargas.

Um valor entre 70% e 80% é considerado aceitável, mas, abaixo disso, a degradação está avançada.

Foto: Shutterstock

Outra maneira de fazer a análise é realizar um teste de condução para entender como o automóvel atua em situações reais. Isso permite ao motorista comparar a autonomia informada pelo sistema com a autonomia real registrada durante a condução.

Se a diferença entre os números for muito significativa, a bateria pode estar mais desgastada do que o sistema informa, o que demanda uma verificação profissional.

Existem ainda ferramentas mais avançadas para diagnóstico que acessam os dados internos da bateria e podem fornecer informações mais detalhadas, como a quantidade de ciclos de carga e a taxa de degradação. Essa análise é mais precisa, mas deve ser interpretada com cautela.

Por fim, outra forma de entender a condição da bateria de um carro elétrico é fazer uma análise física. Nesse processo, é possível descobrir se ela sofreu algum dano por impacto, inundação e até falta de manutenção ou reparo inadequado.

Em caso de sinal de adulteração ou dano físico na bateria, o comprador pode solicitar uma redução no preço do veículo ou até repensar o negócio.

você pode gostar também