Dia ou noite? Saiba as vantagens e desvantagens de viajar em cada período
Avaliar o cenário de risco e de benefícios é o melhor caminho para decidir a melhor hora de pegar a estrada.
Há quem aprecie viajar à noite, enquanto outros preferem pegar a estrada logo cedo. Os motivos são diversos, variando conforme o perfil do motorista, seja para evitar o trânsito ou apreciar a paisagem. No entanto, surge a questão: existe um horário ideal para viajar que vá além das preferências pessoais?
Um fator comum que leva as pessoas a optarem por dirigir durante o dia é a falta de experiência em rodovias. Geralmente, aqueles que acabaram de obter a Carteira Nacional de Habilitação optam por viajar com a luz do dia. Por outro lado, muitos caminhoneiros, por exemplo, preferem percorrer as estradas durante a madrugada.
Recomendação
De maneira geral, o ideal é viajar durante o dia. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão mais atentas nesse horário, ao contrário do período noturno, quando é necessário lidar com diversos riscos que são minimizados durante o trajeto diurno.
A visibilidade reduzida à noite é um claro exemplo dessa situação, podendo dificultar a identificação de placas, curvas perigosas, pessoas ou animais na pista.
Vantagens de viajar durante o dia
Se houvesse um motivo para escolher viagens diurnas, seria a segurança, já que a visibilidade é maior. Outros fatores, como a capacidade de concentração e reação ao volante, também exercem influência.
De toda forma, alguns cuidados são essenciais ao pegar a estrada:
- Esteja descansado;
- Não se esqueça de realizar uma revisão completa em seu carro antes de viajar;
- Verifique o bom funcionamento dos itens de segurança, dando atenção especial aos faróis, setas e limpador de para-brisa. O adequado funcionamento desses itens garante uma viagem mais segura.
Viagens noturnas
Se há uma vantagem em viajar à noite, é o fato de as estradas estarem menos congestionadas, e as temperaturas geralmente são mais amenas, proporcionando maior conforto dentro do veículo.
Apesar desses pontos positivos, a atenção precisa ser redobrada. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) destaca que um dos desafios da direção noturna é a baixa capacidade de visão. Dependendo da condição ocular do motorista, pode ocorrer uma perda de até 50% da capacidade de visão ou mais.
Além disso, a falta de iluminação em alguns trechos de rodovias, juntamente com sinalizações deficientes, somadas à sonolência e ao cansaço, representam riscos significativos.
Crepúsculo
Aqueles que escolhem viajar no início do dia ou no final da noite precisam redobrar os cuidados. A condição de penumbra, comum na transição entre dia e noite, traz alguns pontos de atenção. Nesses horários, é comum encontrar veículos com faróis ligados e outros desligados. Além disso, a penumbra dificulta a identificação correta de veículos, objetos e a avaliação de distâncias.
Portanto, ao optar por viajar nesses horários, é essencial redobrar a atenção e manter uma velocidade compatível com a segurança.