É necessário ter uma CNH especial para dirigir carro automático no Brasil?
Após diversas mudanças no formato da Carteira Nacional de Habilitação, supostas exigências especiais entram em foco.
Os brasileiros que renovaram ou tiraram a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no último ano perceberam que o documento passou por alterações significativas. As mudanças vão desde as cores e outros elementos visuais até a inclusão de novos itens de segurança para evitar fraudes e falsificações.
Uma das novidades é uma tabela de códigos de categorias que contém um total de 13 opções, acompanhadas de silhuetas e representadas por siglas como A1, B1, C1 e BE. Essas novas combinações fazem muita gente se perguntar se o país criou novas categorias de habilitação e se é obrigatório se adequar a elas.
Embora sejam desconhecidos dos brasileiros, os códigos incluídos na nova CNH são usados com padrão internacional e adotados em diversos países ao redor do mundo. Eles foram incorporados no Brasil apenas para facilitar a fiscalização da habilitação por agentes de trânsito de outras nacionalidades.
Código indica a presença de câmbio automático?
Um boato que ganhou força nas redes sociais a respeito do novo padrão de identificação das categorias afirma que essas siglas identificam o tipo de transmissão do veículo. Ou seja: elas supostamente dizem se o carro tem câmbio manual ou automático.
Carro com câmbio automático (Foto: Shutterstock)
Primeiramente, essa é uma notícia falsa. Os novos códigos meramente seguem um padrão internacional, e as categorias de condutores não mudaram. As opções continuam sendo cinco no Brasil (A, B, C, D e E) e variando com a quantidade de rodas, o peso bruto total e a capacidade de ocupantes.
Além disso, o país não exige nenhum tipo de documento especial para dirigir automóveis com câmbio automático, então a informação nem faz sentido.
Aliás, o proprietário de qualquer veículo pode até converter sua transmissão manual em automática sem realizar nenhuma alteração no documento. Esse ajuste só é obrigatório quando a troca afeta motor, cor, capacidade, combustível ou chassi.