É perigoso dirigir com a luz do freio ABS ligada no painel?

Entenda o funcionamento do sistema eletrônico e descubra se há risco em dirigir quando há alguma falha nele.

Os carros modernos estão repletos de sistemas inteligentes que auxiliam na condução ou garantem mais segurança aos ocupantes do veículo. Obrigatório em todos os veículos vendidos no Brasil desde 2014, o freio ABS é uma dessas tecnologias.

O sistema eletrônico monitora a velocidade dos pneus e trabalha de forma independente para evitar o travamento total das rodas durante uma frenagem brusca. Por isso, será que há algum risco em dirigir com a luz do freio ABS acesa no painel de instrumentos?

Freios ABS

A sigla ABS vem do inglês “Anti-lock Braking System” e pode ser traduzida como “sistema de frenagem antibloqueio”. Esse recurso foi criado em 1978 e estreou no Mercedes-Benz Classe S, que o desenvolveu em parceria com a Bosch. Por meio de sensores instalados nas rodas, a tecnologia é capaz de atuar de forma independente para impedir o travamento dos componentes ao identificar uma situação de frenagem imediata.

O freio ABS também aumenta o controle da direção em manobras evasivas, além de reduzir a distância que o veículo percorre durante a frenagem.

Nos anos 1980, o sistema se popularizou e chegou a carros mais luxuosos. Na década seguinte, a Volkswagen lançou o primeiro carro nacional com ABS, o Santana GLS. Porém, ele só se tornou obrigatório no Brasil em 2014 e, hoje, equipa até os modelos de entrada.

Luz do sensor do ABS

Segundo Pedro Luiz Scopino, professor de mecânica e consultor técnico, o motorista pode continuar dirigindo com a luz do sensor do ABS acesa no painel de instrumentos do carro.

“Ao girar a chave no contato, o motorista notará que a luz amarela do freio se acenderá no painel de instrumentos”, explica. “Ao dar a partida, se tudo estiver funcionando corretamente, ela se apagará”, completa.

Essa luz acende inicialmente apenas para indicar que o veículo reconheceu os sensores de velocidade. Em caso de problema, ela não se apaga mais após a partida.“Se após a ignição a luz do ABS continuar acesa, significa que o sistema está inoperante. Isso quer dizer que os freios convencionais ainda funcionam, mas a parte eletrônica que controla o bloqueio de frenagem está inativa. Todavia, é possível dirigir sem o ABS funcionando”, informa o especialista.

O condutor pode até optar por continuar rodando com a luz acesa, mas precisa lembrar-se de que a distância de frenagem é maior sem o sistema. O ideal é dirigir com mais cautela e procurar uma oficina para resolver o problema assim que possível.

*Com informações do Autoesporte.

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