É possível dirigir tão rápido que o radar não consegue registrar a velocidade?
Pesquisadores da Universidade de Leicester realizam um experimento para tirar a dúvida de muitos motoristas.
Questionar a eficácia e os limites das tecnologias de suporte à mobilidade e segurança no trânsito é algo que todo motorista já fez pelo menos uma vez. Certamente você já se pegou pensando sobre o funcionamento de lombadas eletrônicas, câmeras de monitoramento e do famoso radar de velocidade.
Uma das perguntas mais comuns surge nos momentos em que o condutor quer dirigir mais rápido, mas precisa respeitar o limite da via. Será que um veículo consegue passar pelo radar rápido o suficiente para tornar a medição da velocidade impossível?
Essa até parece uma pergunta boba, mas pesquisadores do curso de Física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, decidiram que ela merece uma resposta.
Velocidade alta demais pode impedir a leitura do radar?
Foto: Shutterstock
Os testes realizados pelos alunos foram baseados no medidor com Efeito Doppler, fenômeno físico que segue um simples princípio: quanto maior a velocidade de um objeto, maior será a alteração da frequência de luz e som.
Portanto, para se livrar das câmeras do radar, o veículo teria que alcançar uma velocidade suficiente para se tornar “invisível”.
O resultado mostra que sim, é possível escapar das lentes dos equipamentos de fiscalização, mas o carro teria que estar a cerca de 1/6 da velocidade da luz. Em outras palavras, seria preciso acelerar a pelo menos 191 milhões de km/h para não ser flagrado.
Considerando que nenhum veículo é capaz de atingir tamanha velocidade, eles concluíram que é impossível ser mais rápido do que um radar de trânsito.
Radar de velocidade tem tolerância?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma margem de erro para os dispositivos de medição porque considera que eles podem não ser 100% precisos. Não é exatamente uma tolerância ao excesso de velocidade, mas o intervalo numérico para a aplicação da multa existe.
O motorista só pode ser multado se o valor final marcado no visor for acima de 7 km/h em vias de até 100 km/h. Nas rodovias onde as velocidades máximas permitidas são superiores a 100 km/h, a margem de erro é de 7%.
Um condutor que passa pelo radar a até 37 km/h em uma via com limite de 30 km/h, por exemplo, não é multado. Se estiver em uma rodovia com velocidade máxima permitida acima de 100 km/h, a velocidade aferida pode chegar até 107 km/h.