É realmente necessário trocar o óleo da moto a cada 1.000 km?
Saiba se a recomendação difundida aos quatro cantos é realmente imprescindível ou se esse é um gasto desnecessário.
A manutenção preventiva é importante para manter o veículo em bom estado de funcionamento e evitar prejuízos, especialmente nas motos, que costumam rodar por distâncias mais longas. Uma recomendação bem comum aos pilotos é realizar a troca de óleo a cada 1.000 km para garantir a lubrificação correta do sistema, mas será que isso é mesmo necessário?
Substituir o fluido do motor era imprescindível nos veículos na década de 1980, quando a durabilidade dos óleos antigos era menor do que a dos vendidos hoje. A tecnologia avançou com o tempo, e atualmente os produtos entregam uma qualidade bem superior.
Portanto, a troca do lubrificante a cada 1.000 km deixou de ser algo necessário e o motorista passou a ter mais tempo para programar o serviço. Dependendo da moto, a substituição a partir da segunda vez só é feita a partir dos 6 mil km rodados, como no caso da Honda Fan 160.
Essa informação consta no manual do proprietário e pode variar bastante, por isso, é importante consultar as instruções sempre que comprar um veículo novo. Além disso, o documento contém detalhes sobre o tipo de óleo correto para garantir o melhor desempenho.
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Troca de óleo é importante
O fluido é de vital importância para o correto funcionamento e conservação das peças que compõem o motor, então não dá para deixar a hora da manutenção passar.
Por outro lado, não há necessidade de gastar dinheiro desnecessariamente fazendo a troca de óleo a cada 1.000 km.
“Muitas pessoas trocam o óleo com 1.500 km, mas não há necessidade. É um desperdício de dinheiro e prejudica o meio ambiente. Se utilizar o óleo recomendado e verificar o nível periodicamente, pode seguir as orientações do manual”, explica Alfredo Guedes, engenheiro e supervisor de relações-públicas da Honda.
O ideal é realizar o serviço em uma oficina mecânica, onde o profissional também poderá avaliar a necessidade de substituir o filtro de óleo, além de fazer o descarte correto do produto usado.