É SUV mesmo? Compactos novos estão mais para hatches aventureiros
Várias marcas atualizam detalhes de antigos hatches aventureiros e chamam de utilitários esportivos compactos.
O mercado automotivo passou por transformações importantes nas últimas décadas, principalmente quando o assunto é o estilo de carroceria favorito dos compradores. De olho na tendência dos SUVs, algumas montadoras começaram a realizar pequenas mudanças em antigos hatches aventureiros para vendê-los como utilitários esportivos compactos.
O utilitário esportivo, representado pela sigla SUV, é um carro com mais espaço e robustez, que no passado vinha com tração nas quatro rodas para se adequar aos mais diversos tipos de terreno. Eles ficaram populares entre as famílias maiores devido ao espaço mais amplo para bagagem e à posição de assento mais elevada.
Ao observar essa demanda, a indústria passou a oferecer modelos menores e mais baratos para ampliar o público, mas os carros ficaram cada vez mais distantes da característica original da carroceria, que era ser adequada para qualquer terreno.
SUV ou hatch ‘maquiado’?
Entre os utilitários esportivos compactos que são opções mais acessíveis, mas mantêm altura e versatilidade, podemos citar o Jeep Renegade e o Honda HR-V. No entanto, as novas gerações de modelos como Renault Kardian, Volkswagen Nivus e Fiat Pulse aproximam-se muito mais dos antigos hatches aventureiros.
O título de SUV é o grande objetivo das marcas, que precisaram “maquiar” seus carros para poder utilizá-lo. “Passou-se a usar essa nomenclatura como estratégia comercial, pois se vende muito mais SUV do que hatchback, mas eles não apresentam características básicas como maior visibilidade, altura em relação ao solo e frente robusta. Apenas recebem uma suspensão mais alta e um design diferenciado”, explica Milad Kalume, diretor da Jato Informações Automotivas.
Tomando como exemplo o Fiat Pulse, montado sob a mesma plataforma do Argo, as diferenças de dimensões são mínimas em relação à versão Trekking. O segundo ainda ganha em distância de altura mínima em relação ao solo, que é de 19 cm no Pulse e de até 21 cm no Argo Trekking.
Vale citar também a dupla Renault Stepway e o Renault Kardian, tão parecidos que um parece a atualização do outro. O Stepway tem 4 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,6 m de altura, 2,5 m de entre-eixos e 18,5 cm de altura livre do solo. Assim, sua diferença em relação ao Kardian é de apenas 0,1 m no comprimento, na altura e entre-eixos, além de menos de 2 cm de distância do solo.
Os SUVs viraram as vitrines das marcas. Todas as novidades e apostas são apresentadas neles primeiro, depois levadas para o restante dos produtos”, completa Kalume.