eCopter: novo veículo voador elétrico promete conforto para dois

Modelo, que é uma criação da starup austríaca FlyNow Aviation, vai atuar no segmento de táxis aéreos.

Quando se trata do mercado aéreo, os veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, os eVTOLs são a novidade da vez. Dentro desse cenário, a startup austríaca FlyNow Aviation, acabou de lançar o eCopter.

O modelo vem se destacando por ser bem diferente das versões que se parecem bastante com drones quadricópteros ampliados. O eCopter possui um sistema de propulsão elétrica coaxial que se baseia em duas hélices de motor que giram em direções opostas e se localizam uma acima da outra. Portanto, o modelo acaba lembrando mais um helicóptero.

E foi justamente por esse motivo que o eVTOL da FlyNow Aviation acabou sendo enquadrado neste segmento, simplificando o processo de certificação pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia.

Outras características

Na prática, o sistema coaxial do eCopter tem menos componentes móveis quando comparados aos eVTOLs. Tal característica vem sendo percebida como mais um benefício, uma vez que faz com que a aeronave seja mais leve e menos complexa quando o tema é estrutura. Inclusive, o seu design garante custos mais baixos de material para a sua produção.

Assim, esse “mini-helicóptero” se coloca como mais econômico no processo de produção, assim como para aquisição e operação. Além disso, a startup reforça que ele possui maior autonomia de bateria.

Viagens

O eCopter chegará ao mercado em duas versões: uma delas será capaz de transportar um e a outra dois passageiros de forma confortável. Independente da versão, ela será construída a partir de fuselagem de base modular, reduzindo os custos de design e fabricação.

Com isso, a expectativa é que o custo de uma viagem neste veículo não ultrapasse o mesmo valor cobrado por um táxi convencional, considerando a mesma distância. Por fim, a marca já realizou testes de solo com um modelo de prova em tamanho real. A startup também prevê que a aeronave terá alcance de até 50 km e uma velocidade de cruzeiro de 130 km/h, além de capacidade de carga útil máxima de 200 kg.

Mercado

Ao que tudo indica, a produção comercial da aeronave deve começar em 2026 e o primeiro modelo será o de carga, devido à facilidade de certificação. Em seguida, virão as versões com passageiros. Ainda não há informações precisas sobre preços.

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