Eis o "carro voador" da Stellantis, em parceria com a Archer
A Stellantis adquiriu 8,3 milhões de ações da Archer e o foco inicial será na produção da aeronave elétrica Midnight.
De olho na diversificação, a empresa holandesa Stellantis anunciou a compra de mais ações da Archer, empresa norte-americana que promete o lançamento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL). No total, foram adquiridas cerca de 8,3 milhões de ações da companhia de aviação.
O fato ocorreu após uma visita do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, à sede da Archer, em Santa Clara, na Califórnia, nos Estados Unidos. A tendência é que as aeronaves elétricas estejam no mercado a partir de 2025. Os produtos chegam para ser um dos concorrentes da EVE da Embraer.
A parceria entre as duas empresas iniciou em 2020, e agora um dos focos de fabricação será a aeronave Midnight da Archer, que será produzida em massa para a Stellantis. Com um contrato exclusivo, a Archer poderá fortalecer a comercialização e o fortalecimento da empresa.
A fábrica de larga escala da Archer, localizada na Geórgia, está em fase avançada de construção e espera-se que seja concluída ainda este ano. Esta instalação, projetada para produzir até 650 aeronaves anualmente, é parte fundamental da estratégia da Archer para impulsionar a produção em massa de suas aeronaves eVTOL.
A Archer Midnight está sendo projetada para ser segura, sustentável e silenciosa. A aeronave pode transportar até cinco pessoas, sendo quatro passageiros e o piloto. Ela está sendo projetada para fazer viagens de curta distância, de cerca de 30 a 80 km. Possui um tempo de carregamento de cerca de 10 minutos.
Carlos Tavares falou sobre essa ampliação da parceria. “A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes. Esta recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que observamos em primeira mão através da nossa profunda parceria”, comentou o CEO da Stellantis.
Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer, também destacou que essa junção será benéfica para todos. “Estamos prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu”. “Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas”, completou.