Eletrificados no Brasil: mercado atinge vendas recordes em setembro
Em setembro de 2025, Brasil emplacou 21.515 carros eletrificados, crescimento de 62% em relação a 2024.
Os carros eletrificados conquistaram recordes no Brasil em setembro de 2025. Foram 21.515 veículos leves emplacados, um crescimento de 62% em relação a setembro de 2024, superando também agosto.
A participação desses modelos no mercado passou de 6% para 9,3% do total de automóveis vendidos, mostrando que a eletrificação não é mais uma tendência distante, mas uma presença concreta nas ruas.
De janeiro a setembro, o país já registrou 147.602 unidades vendidas, alta de 20,4% sobre 2024. Entre elas, os modelos plug-in concentraram 76% das vendas, um salto de 40% em relação ao ano anterior, reforçando a preferência do público e das empresas por tecnologias mais sustentáveis e eficientes.
Especialistas destacam que o avanço se deve à maior variedade de ofertas e ao interesse corporativo, que impulsiona frotas eletrificadas. Incentivos, infraestrutura de recarga em crescimento e a conscientização ambiental também colaboram para acelerar a adoção, colocando o Brasil em destaque no cenário da mobilidade elétrica da América Latina.
Desempenho por categoria
No acumulado de janeiro a setembro, BEV (totalmente elétricos) e PHEV (híbridos plug-in) responderam por 76% das vendas de eletrificados, somando 120.644, um avanço de 40% frente a 86.326 em 2024. Em setembro, a mesma proporção de 76% se manteve, com os plug-in liderando o movimento do mercado.
Os PHEV lideraram setembro com 8.194 unidades, equivalentes a 38% do total, um crescimento de 68% sobre setembro de 2024 (4.869). Já os BEV venderam 8.169 unidades, também 38%, uma alta de 74% em relação ao ano anterior (4.699).
Híbridos e micro-híbridos
Os híbridos comuns (HEV) e flex (HEV Flex) somaram 5.152 em setembro, com 2.285 HEV (10,6%) e 2.867 HEV Flex (13%), avanço de 28% ante agosto e 86% sobre setembro de 2024.
Enquanto isso, os híbridos-leves (MHEV) atingiram 5.604 unidades (+10,4% em comparação com agosto), sendo 12V 74,4% (4.168) e 48V 25,6% (1.436).
Veículos comerciais leves e ônibus
Os veículos comerciais leves eletrificados cresceram 51% entre janeiro e setembro, em relação ao mesmo período de 2024, com 1.642 unidades contra 1.086, segundo a ABVE.
Em dois anos, o salto alcançou 271,5%, partindo de 442 em 2023. Assim, o segmento consolidou um ganho de escala na operação corporativa.
No transporte coletivo, os ônibus elétricos registraram 42 emplacamentos em setembro no Estado de São Paulo, uma evolução de 600% em relação a setembro de 2024, quando ocorreram seis vendas. Portanto, as iniciativas regionais já refletem na adoção de tecnologias de emissão zero.
Outros dados importantes
A distribuição regional em setembro evidencia a liderança do Sudeste, mas revela expansão consistente nas demais áreas. O Sudeste emplacou 10.059 veículos leves eletrificados (46,8%), e o Sul somou 4.031 (18,7%), seguidos por 3.478 no Nordeste (16,2%), 3.050 no Centro-Oeste (14,2%) e 897 no Norte (4,2%).
Estados e capitais repetem o padrão, com São Paulo à frente e movimentos relevantes no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Novas montadoras reforçaram o portfólio no Brasil em 2025, como Omoda Jaecoo, GAC, Geely e Zeekr. Além disso, fabricantes tradicionais, como a General Motors (GM), ampliaram suas ofertas e ajudaram a consolidar a tendência de eletrificação.
Consequentemente, a maior variedade de modelos sustentou a aceleração das vendas.
Com o monitoramento da ABVE e o engajamento de atores públicos e privados, o Brasil fortalece a transição para uma mobilidade de menores emissões. Por fim, o recorde de 21.515 em setembro de 2025 sinaliza fôlego para os próximos trimestres.