Embraer avança com projeto de 'carro voador': testes previstos para o final do ano

O primeiro protótipo em escala real da aeronave elétrica EVE-100 deve ser concluído até o fim de 2024, com início da operação comercial previsto para 2026.

A EVE-100, aeronave elétrica inovadora em desenvolvimento pela Eve Air Mobility (empresa fundada pela Embraer), está prestes a ganhar o seu primeiro protótipo em tamanho real. Este deverá ser concluído até o final de 2024, com planos para que os testes de voo se iniciem também ainda nesse ano.

Os testes de voo do eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) acontecerão na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esta fase é fundamental para fornecer dados à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que está regulamentando o uso de aeronaves elétricas. Estima-se que o processo de certificação seja concluído pela ANAC em 2026, quando também está previsto o início da operação comercial da aeronave.

Uma das vantagens competitivas da Eve é o acesso à infraestrutura da Embraer, que permite acelerar o desenvolvimento e reduzir custos. O projeto começou originalmente na Embraer-X, braço da Embraer, e agora segue com a Eve Air Mobility, uma empresa independente listada na Bolsa de Nova York, tendo a Embraer como acionista majoritária.

Potencial do mercado

A Eve Air Mobility já possui uma carteira de pedidos de US$ 8,6 bilhões, com 2.800 encomendas de eVTOLs para clientes ao redor do mundo, incluindo operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.

O Brasil tem 335 pedidos, com 100 aeronaves para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.

Fabricação e operação

A primeira fábrica de eVTOL da Eve será estabelecida em Taubaté, São Paulo. O modelo de negócios não prevê a venda diretamente para pessoas físicas. A proposta é para o uso comercial de aeronaves, com voos de 10 a 15 minutos, semelhantes aos de companhias de táxi aéreo.

O mercado de mobilidade aérea urbana tem potencial para atingir dois bilhões de passageiros por ano entre 2030 e 2035, segundo estimativas da Embraer X. A Eve Air Mobility busca tornar as viagens aéreas mais acessíveis, com preços comparáveis aos de um táxi tradicional.

As vantagens dos eVTOLs da Embraer incluem o compartilhamento de viagens, uso de baterias elétricas e baixos custos de manutenção. A aeronave elétrica será capaz de transportar quatro passageiros e um piloto em trajetos de até 100 quilômetros.

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