Embraer lança protótipo de ‘carro voador’ e anuncia data de lançamento
Nova aeronave elétrica da Eve, empresa controlada pela Embraer, não possui cabine nem piloto. Conheça o modelo.
A empresa de mobilidade aérea urbana da fabricante de aeronaves Embraer, Eve Air Mobility, apresentou pela primeira vez imagens do protótipo de seu ‘carro voador‘. Essa é a primeira vez que o veículo desenvolvido em São José dos Campos (SP) aparece em escala real.
Durante o evento Farnborough Airshow, realizado na Inglaterra, a marca informou que planeja obter certificação e colocar o modelo em serviço em 2026. A aeronave ainda passará por uma “rigorosa bateria de testes” antes do lançamento.
Segundo a Eve, os testes serão realizados para “avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança”.
A empresa Embraer já havia divulgado algumas fotos do eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, em tradução livre) anteriormente, mas nunca em tamanho real.
Carros voadores da Embraer
Foto: Reprodução
Os eVTOLs da marca brasileira possuem motores elétricos e vantagens como eficiência, baixo custo operacional, baixo ruído e estrutura com poucas peças. Segundo a Eve, todos os fornecedores foram selecionados para o desenvolvimento dos veículos, que já somam cerca de 3 mil encomendas vindas do mundo todo.
Dentre os segmentos que demonstraram interesse nos carros voadores desenvolvidos pela fabricante nacional, estão operadoras de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. Alguns exemplos são a norte-americana United, a charter Global Crossing e a locadora Azorra.
Segundo o presidente-executivo da companhia, Johann Bordais, os testes de solo estão previstos para começar ainda em julho e a Eve deseja fazer voar o protótipo até o início de 2025.
“Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada. Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança”, disse Bordais.
“Desafios existem, não é trivial. Nós estamos no limite da tecnologia do que se faz no mundo aeronáutico…Esse momento agora de fazer os testes é primordial para nós”, completou.