Embraer vende jatos para companhia aérea dos EUA R$ 24 bilhões
Embraer vende 50 jatos à Avelo Airlines, que pode dobrar o pedido. Entregas começam no primeiro semestre de 2027.
A Embraer conquistou um marco comercial nos Estados Unidos ao fechar a primeira venda do jato regional E195-E2 para a Avelo Airlines. A fabricante comunicou o negócio ao mercado financeiro na manhã desta quinta-feira (11), reforçando a expansão do programa E2.
O acordo contempla 50 aeronaves por US$ 4,4 bilhões (R$ 23,9 bilhões), arredondados para R$ 24 bilhões. A companhia ainda manteve a opção de adquirir outras 50 no futuro.
As entregas à Avelo começam no primeiro semestre de 2027. Nesse cenário, a operação inaugura a presença do modelo na frota de uma aérea dos EUA.
O pacote firmado pela Avelo cobre um pedido firme de 50 E195-E2 e reserva a possibilidade de elevar o total para 100 aeronaves. O cronograma prevê o início das entregas no primeiro semestre de 2027.
Assim, a companhia ganha fôlego para rotas regionais com custo ajustado.
Tecnologia e capacidade do E195-E2
O E195-E2 representa a geração mais moderna de jatos regionais da Embraer, com soluções para operar em pistas curtas. Ele acomoda de 120 a 146 assentos e alcança autonomia para ligar Brasília ao Panamá. Por isso, atende mercados ponto a ponto com eficiência.
A Avelo pretende usar o modelo para abrir novos mercados e melhorar a eficiência em muitos aeroportos já atendidos.
Além disso, o E2 oferece custos ajustados e flexibilidade de capacidade. Desse modo, a aérea amplia a capilaridade sem comprometer a padronização do serviço.
Estratégia da Avelo Airlines
A Avelo, que iniciou operações em 2021 no Texas, planeja complementar sua frota de 22 Boeing 737 com os E195-E2. Com isso, a empresa abre frentes onde jatos maiores não são viáveis. Além disso, reforça a rapidez em viagens curtas, sua especialidade.
A malha atual alcança 47 cidades em 18 estados dos EUA e ainda destinos como Porto Rico, Jamaica, México e República Dominicana. Enquanto diversifica a oferta, a companhia sustenta um crescimento gradual.
Assim, o novo avião encaixa-se em rotas domésticas e internacionais de curta distância.
Para a Embraer, o avanço nos EUA consolida o programa E2 em um mercado estratégico e de alta visibilidade. Se a opção por mais 50 aviões se confirmar, o volume poderá dobrar. Por fim, as primeiras entregas em 2027 estabelecem uma base para novas campanhas comerciais.