Empresa brasileira cria carro com autonomia de 1.000 km com 30 litros de etanol
Criada por Flávio Figueiredo Assis, Lecar lança um carro híbrido flex que promete uma autonomia revolucionária de 1.000 km.
Se Elon Musk criou a Tesla há pouco mais de 20 anos e atingiu todo o sucesso que a marca tem hoje, o visionário empresário Flávio Figueiredo Assis acredita que isso também é possível no Brasil. Criador da marca Lecar, ele tem planos audaciosos que incluem o lançamento do Model 459, seu primeiro carro elétrico.
O modelo promete redefinir o conceito de eficiência no consumo de combustível ao rodar até 33,3 km com um litro no tanque. A marca brasileira também estima autonomia de 1.000 km com meros 30 litros de etanol.
Segundo o CEO, o plano é colocar o Model 459 para rodar nas ruas do país quanto antes, mas para isso ele terá que ser aprovado nos testes feitos nas ruas. Se tudo der certo, a produção começará rapidamente na fábrica da marca de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
“Cada detalhe do Lecar 459 foi meticulosamente planejado para oferecer segurança, conforto e um estilo distintivamente brasileiro. Este não é apenas um veículo; é uma expressão de nossa visão para o futuro da mobilidade”, escreveu a fabricante em seu perfil no X (antigo Twitter).
Feito para o Brasil
Apesar da inspiração no modelo de negócio da marca de Musk, Assis planeja modelos mais compatíveis com o mercado e a infraestrutura nacional.
“Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, diz.
Segundo o empresário, a cadeia de fornecedores será praticamente a mesma após o início da produção em massa, já que 35% das peças do Lecar Model 459 são importadas da China, como os motores e baterias. Outros componentes terão fabricação nacional.
Model 459 (Foto: Divulgação)
Conheça o novo Lecar 459
Com nomenclatura inspirada nos carros da Tesla, o automóvel será equipado com um conjunto híbrido flex que alia um motor a combustão com um propulsor elétrico, permitindo o uso de gasolina e etanol. A ideia é oferecer um sistema econômico e menos poluente, que entrega até 1.000 km com 30 litros de álcool.
Em relação ao carregamento da bateria, o processo leva 12 horas em uma tomada simples de 220V e custa cerca de R$ 45 por ciclo. Já a recarga de 20% e 80% em postos de carregamento rápido leva por volta de 25 minutos.
O carro elétrico totalmente brasileiro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e rodar até 400 quilômetros por carga, conforme dados oficiais. Ainda em fase de testes, o Lecar Model 459 está disponível para encomendas no site oficial da fabricante por preços a partir de R$ 279,4 mil.