Empresa de MG lança o primeiro ônibus elétrico com bateria de nióbio do mundo

Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração lança protótipo em parceria com as empresas Toshiba e Volkswagen.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) acaba de lançar o protótipo do primeiro ônibus elétrico do mundo equipado com bateria de nióbio. O projeto foi apresentado em Araxá, Minas Gerais, e contou com o apoio da Toshiba e da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A presença desse tipo de tecnologia no veículo tem como principal vantagem permitir a recarga ultrarrápida, alcançando a autonomia máxima em apenas dez minutos de carregamento. Outro benefício é o aumento da segurança e da vida útil do produto, que pode durar até três vezes mais que as baterias convencionais.

Segundo a companhia, o protótipo de ônibus tem autonomia de cerca de 60 quilômetros. Ele carrega quatro conjuntos de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um com até 30 kilowatts-hora (kWh) de capacidade útil.

Os testes com o modelo serão realizados por período indeterminado, com possível definição de um prazo conforme a evolução das análises. A ideia, no médio prazo, é ampliar a aplicação para uma pequena frota destinada a validações.

Nesta etapa, os itens serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e de eventuais melhorias e desenvolvimento do conjunto. Após essa fase, as empresas responsáveis poderão traçar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Já a bateria com tecnologia NTO tem lançamento previsto no mercado para 2025.

Orgulho mineiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve presente no evento de lançamento do ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio e comemorou o feito inédito na indústria automotiva. Ele destacou o trabalho inovador realizado pelo estado em prol de tecnologias de energia limpa.

Como governador, é uma satisfação ver esse lançamento. Essa nova tecnologia vai criar grandes oportunidades para a cidade e o estado, principalmente pela transição energética. Em minha gestão, vale lembrar, fomos o primeiro estado do hemisfério Sul a assinar o compromisso Race to Zero com o governo do Reino Unido”, afirmou Zema.

“Para nós, é uma honra enorme poder ter em nosso estado esse lançamento tão importante, que muito orgulha nossos mineiros. Somos um estado acolhedor e fazemos de tudo para gerar o melhor ambiente de negócios possível para quem quiser investir e gerar empregos aqui em Minas”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

você pode gostar também