Entenda como montadoras têm transformado carros danificados por enchentes

Ford transforma prejuízo em aprendizado ao doar veículos danificados por enchentes nos EUA para escolas técnicas.

A recente devastação causada por enchentes no Rio Grande do Sul trouxe à tona um desafio significativo no primeiro semestre de 2024: lidar com veículos imersos em água por dias. Enquanto a situação no Brasil ainda está sendo avaliada, nos Estados Unidos, a abordagem foi diferente.

Nos EUA, um pátio da Ford em New Boston foi inundado durante uma forte tempestade no ano anterior. O que poderia ser um prejuízo total, tornou-se uma oportunidade. Em vez de descartar os veículos, a montadora encontrou um destino educativo para eles.

A Ford decidiu doar os carros danificados, incluindo modelos como o Mustang, F-150 e Transit, para escolas técnicas. Com isso, estudantes e professores passaram a ter acesso a tecnologia automobilística de ponta.

Ação educativa da Ford para enchentes

 Veículos condenados por enchentes: novas funções nas montadoras
Veículo em rua alagada após enchente no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2024. Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

Mike McLean, coordenador de mercado da Ford, destacou a importância da iniciativa ao afirmar que, desde setembro, mais de 300 veículos foram doados nacionalmente. Um dos Mustangs, por exemplo, foi encaminhado à escola técnica Washtenaw Community College.

Rocky Roberts, professor de reparos automotivos, já utiliza o Mustang nas aulas para ensinar sobre o aquecimento do motor e sistemas de ar-condicionado. Esta ação permite que futuros profissionais tenham acesso a ferramentas e conhecimentos atuais.

No entanto, a realidade no Rio Grande do Sul é bem mais severa. Uma estimativa da Bright Consulting aponta que mais de 200 mil carros foram danificados. A perda pode atingir até 10% da frota do estado, sendo um problema complexo a ser solucionado.

A iniciativa da Ford nos Estados Unidos serve como um exemplo de como lidar com desastres e transformar prejuízos em oportunidades de aprendizagem. No Brasil, ainda resta o desafio de buscar soluções eficazes para os inúmeros danos causados pelas inundações.

Inclusive, após as enchentes que devastaram o estado, as operadoras de seguro veicular estimaram em mais de R$ 1 bilhão o valor gasto com o pagamento de indenizações aos proprietários de carros perdidos na oportunidade. Ainda assim, todos os prêmios foram pagos.

você pode gostar também