Entenda como o nível de combustível afeta seu carro (e pode esvaziar seu bolso)

Hábitos ruins no abastecimento danificam o carro e pesam no bolso.

Abastecer o carro é uma tarefa rotineira, mas alguns hábitos podem ser prejudiciais à saúde do veículo e ao seu bolso. Além de ignorar a qualidade do combustível, encher o tanque até a boca ou rodar na reserva constantemente são alguns dos erros mais comuns.

Abastecer pedindo o famoso “chorinho” pode danificar o cânister, um filtro de carvão ativado cuja função principal é controlar os vapores de combustão. Esse filtro, encharcado com excesso de combustível, perde sua eficiência, liberando vapores tóxicos e poluentes na atmosfera.

Para evitar esse problema, pare o abastecimento assim que o gatilho da bomba for desarmado. Essa medida garante o nível adequado de combustível e a preservação do cânister.

Tanque cheio, bolso vazio

Mesmo sem encher o tanque até a boca, rodar com o tanque na capacidade máxima reduz a eficiência do veículo. O peso extra exige mais combustível para percorrer a mesma distância.

A cada 100 kg a bordo, o consumo aumenta em 6%. Esse impacto, embora pareça pequeno, se acumula ao longo do tempo, gerando um prejuízo significativo. Portanto, para economizar combustível, evite encher o tanque no circuito urbano. Reserve essa prática quando realmente for necessário, como em viagens longas.

Perigos da pane seca: danos ao veículo e multa de trânsito

Deixar o tanque na reserva constantemente também é prejudicial. Além do risco de pane seca, que pode gerar danos mecânicos e até multa de trânsito, o consumo de combustível também aumenta. Com o tanque quase vazio, a evaporação do combustível se intensifica, elevando a sua perda e impactando o consumo a longo prazo.

A válvula ORVR, implementada gradativamente em veículos flex e a gasolina a partir de 2023, ajuda a mitigar esse problema. Ela bloqueia o retorno dos vapores durante o abastecimento, aproveitando-os na combustão do motor.

Filtro de combustível entupido: bomba de combustível queimada

Abusar da reserva também pode danificar o filtro de combustível. As partículas presentes no combustível, mesmo após a filtragem, se depositam no fundo do tanque. Com o nível baixo, essas partículas são facilmente sugadas para o filtro, causando entupimento.

O entupimento do filtro de combustível gera perda de desempenho e força a bomba de combustível a trabalhar com mais esforço, aumentando o risco de queima. Isso porque a bomba de combustível foi projetada para funcionar submersa no combustível, e superaquece quando fica exposta, elevando as chances de sua queima.

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