Entenda o que é a nova gasolina e como ela pode mudar sua forma de dirigir
E-fuel vem sendo testado como uma alternativa sustentável para substituir combustíveis à base de petróleo.
Uma nova gasolina, mais “limpa”, vem sendo testada e demonstra ser bastante promissora. Trata-se da e-fuel, que, ao invés de utilizar combustíveis fósseis, usa hidrogênio e CO2 para compor um produto mais sustentável e melhor tanto para o ambiente quanto para os motores.
E-fuel é uma alternativa para os motores à combustão
O e-fuel é mais um resultado das preocupações com o ambiente e de como as indústrias estão em busca de alternativas sustentáveis, especialmente no que diz respeito aos motores à combustão.
A “gasolina do futuro” não leva petróleo em sua composição. Sua principal matéria-prima é o dióxido de carbono presente na atmosfera e o hidrogênio. Além de reduzir a dependência de fontes fósseis de energia, seu processo de produção contribui para a redução da emissão de CO2 no ambiente.
E suas vantagens não param por aqui. O e-fuel também se mostra como um aliado do funcionamento dos motores à combustão, pois prolonga a vida útil deles e reduz danos, contribuindo para a manutenção dos veículos. Empresas como Audi, Porsche e Bosch já estão testando o novo combustível, assim como o governo alemão.
O investimento ainda é um impedimento
Um dos grandes obstáculos para a adoção do e-fuel em larga escala é o alto custo do processo de produção, especialmente no que se trata do custo da extração de hidrogênio por meio da eletrólise.
Nisso, o petróleo sai na frente, já que, como destaca Michael Steiner, da Porsche AG, é muito mais barato e fácil de ser obtido e refinado. Isso faz com que a transição para o e-fuel seja um processo gradual e de longo prazo.
Substitutos da gasolina convencional
Como pudemos notar, a viabilidade comercial do e-fuel será o resultado de fortes esforços da indústria e da evolução dos processos de produção, bem como dos avanços tecnológicos que possam reduzir seus custos de fabricação.
No entanto, até que ele se torne uma opção viável, existem outras alternativas à gasolina convencional, obtida do petróleo. As principais opções para motores à combustão são: etanol e biodiesel – feitos de matéria vegetal como a cana-de-açúcar -, gás natural e o petróleo não convencional, extraído de areias e xistos betuminosos.