Entenda por que a pressão dos pneus no Brasil é medida em PSI, não em KG/CM²

Padrão de medida de pressão adotado no país é diferente do utilizado em países como Estados Unidos.

O Brasil possui muitas diferenças em relação a outros países, como os sistemas de medição. Nos Estados Unidos, a convenção é usar milhas no lugar de quilômetros e libras em vez de quilogramas.

Na hora de medir a pressão dos pneus, os norte-americanos adotam o padrão PSI (libra-força por polegada quadrada), o mesmo utilizado no Brasil. Mas por que nosso país não utiliza o sistema KG/CM²?

A medição em quilograma-força por centímetro quadrado (kgf/cm²) seria, de fato, mais adequada para o nosso país do que o sistema imperial. Ela é adotada por diversas nações que usam o sistema métrico praticado no nosso país.

Porém, os equipamentos da indústria automotiva brasileira incorporaram o PSI devido à influência das indústrias da Inglaterra e dos EUA, onde o sistema imperial predomina.

As relações comerciais desses dois países com o Brasil foram muito importantes e legaram algumas heranças, como o uso de um padrão diferente.

Antes do início da fabricação de veículos em terras brasileiras, todos os carros eram importados e vinham com os padrões utilizados nos mercados de origem.

Goodyear e Michelin fomentam o uso do PSI

Foto: Shutterstock

Dito isso, essa tradição ganhou ainda mais força com a chegada da Goodyear e de outras fabricantes estrangeiras de pneus ao nosso país. Baseada nos EUA, a Goodyear reforçou o uso do PSI. O mesmo ocorreu com a Michelin, sediada na França, onde também se adota o mesmo sistema.

Os consumidores logo se acostumaram a ler nos manuais do proprietário e nas etiquetas dos produtos a referência em libra-força por polegada quadrada, consolidando o formato no Brasil.

É por isso que manômetros e medidores de pneus até hoje informam o resultado em PSI e não em KG/CM², mesmo que o sistema métrico seja mais familiar para nós.

Apesar da confusão, uma das vantagens do uso do sistema imperial é a padronização da medição com a indústria internacional. Isso facilita a conversão e a importação de produtos, além da importação de peças e a adaptação a veículos internacionais.

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