Envelheceram como leite: 5 carros que não superaram a barreira do tempo
Conheça cinco modelos de montadoras famosas que não resistiram bem ao teste do tempo por conta da motorização ou do visual.
Algumas montadoras conseguem acertar tão bem na motorização e no design de seus carros que os modelos se tornam ícones absolutos e, mesmo após o fim de sua fabricação, continuam fazendo sucesso nos rankings de vendas de usados. Por outro lado, existem marcas que erram feio nas escolhas.
Certos automóveis não resistem bem ao teste do tempo e envelhecem tão mal quanto uma caixa de leite em cima da bancada da cozinha no calor do Brasil. Eles são o exato oposto daqueles que, em comum, possuem linhas mais sóbrias e desenho mais clássico.
Selecionamos uma lista com cinco modelos de carros que envelheceram muito mal e causam arrependimento em suas montadoras até hoje.
1. Mitsubishi Eclipse Cross
A linha pré-reestilização do Eclipse Cross tinha um visual mais ousado, mas o resultado não funcionou muito bem. A traseira do SUV vinha com um vidro dividido polêmico que remetia aos veículos mais velhos. Essa “falha” foi corrigida pela Mitsubishi, que também alterou a dianteira para trazer um design mais equilibrado.
2. Hyundai Veloster
O modelo sul-coreano está na lista dos mais controversos já vendidos no mercado nacional, sobretudo por conta do motor 1.6 com 128 cv, considerado pouco potente para um carro com o desenho tão esportivo. Se na época ele já não foi tão bem aceito, hoje é menos ainda.
3. Porsche Cayenne
A primeira geração do famoso Porsche Cayenne foi um dos principais responsáveis pela recuperação do caixa da marca alemã, mas também envelheceu mal. O SUV tem faróis que lembram o 911 da fase 996, uma das mais odiadas do carro.
4. Chevrolet Cruze
Em sua segunda geração, o Chevrolet Cruze ganhou um visual pouco apreciado, talvez ainda pior que o da primeira. A explicação pode estar nos vincos mais profundos na carroceria, na grade gigantesca ou ainda em seu desenho bastante genérico. Pelo menos a primeira versão garantiu ao modelo um design mais clássico para entrar na história.
5. VW Golf 4,5 e Bora reestilizado
A dupla passou por reestilizações polêmicas que ainda causam arrepios. O hatch da Volkswagen não ganhou uma quinta geração no Brasil, por isso recebeu um facelift completo. Já o Bora, considerado o sedã do Golf de quarta geração, ficou com linhas mais arredondadas e cara de carro chinês, o que não era bom na época.